Conecte-se conosco
 

Sem categoria

Os benefícios dos VANTs na agricultura de cana-de-açúcar

Publicado

em

O VANT é um Veículo Aéreo Não Tripulado, também conhecido como drone (zangão, em inglês); é todo e qualquer tipo de aeronave que não necessita de um piloto embarcado para ser guiado

Figura-1. VANT utilizado para mapeamento agrícola. Fonte(MAPSKY, 2016)

Antes da tecnologia de mapeamento aéreo com VANTs, a única maneira de verificar a saúde e a vitalidade dos campos de exploração agrícola, era passar longas horas andando pelo canavial. A tecnologia de mapeamento com VANTs hoje oferece aos agricultores, não só a possibilidade de usar o sistema de culturas com uma visão precisa da saúde e vitalidade dos seus campos, mas também minimizar os custos envolvidos para fazê-lo.

Alguns benefícios adicionais do uso dos VANTs na agricultura:Redução do custo Operacional; Otimização do paralelismo entre as linhas de plantio; Redução de Amostragem do solo através de indicadores; Geração de curvas de nível e indicadores dos fluxos de enxurrada; Diminuição de marcações topográficas em campo; índices de saúde da plantação.

O mapeamento do VANT é dividido em várias etapas até que os resultados cheguem às mãos dos agricultores para a tomada de decisões, e algumas delas serão apresentadas a seguir:​ 

No planejamento do voo é demarcada a área a ser mapeada, conforme a figura 2; também é estimado o tempo de voo que o VANT levará para percorrer todo o perímetro.

Conforme mostrado na Figura – 3, cada quadrado azul representa uma foto tirada pelo VANT, que, após o processamento gera um ortomosaico.

O ortomosaico pode ser gerado por imagens em RGB e NDVI. O formato RGB é a imagem que quase todas as máquinas fotográficas conseguem capturar, consistente em três bandas do espectro de luz visíveis para nós: o vermelho, o verde e o azul.

Para a geração do ortomosaico em NDVI é utilizada outra banda, o NIR, que significa Infravermelho Próximo. Esse espectro de luz não pode ser captado por nós, mas algumas câmeras o podem, e, através de cálculos gera a imagem em NDVI.

Dentre as várias aplicações do uso do VANT na agricultura da cana-de-açúcar destacam-se duas fundamentais: a captura de imagens de falhas, a de linhas de planti e o terraciamento automatizado.

Com o ortomosaico de falha de plantio, podem-se evitar gastos nos canaviais otimizando a aplicação de fertilizantes e de defensivos apenas nas plantas brotadas, bem como aplicando o mudas pré-brotadas (MPB) nas falhas identificadas.

Já com o ortomosaico de linha de plantio é possível gerar arquivos que são enviados aos implementos agrícolas que tenham GPS embarcado, conferindo precisão de três centímetros às linhas de plantio georreferenciadas e automatizando, assim, com precisão o movimento dos maquinários para plantio e para colheita.

O mapeamento aéreo com VANT na plantação da cana-de-açúcar é uma ferramenta poderosa que possibilita aos agricultores ter a noção exata de sua produção ao identificar áreas que precisam de estratégias de manejo intensificadas, como as que sofrem com os ataques de pragas, bem como identificar as que estão produzindo regularmente. Assim, os VANTS oferecem um maior controle sobre toda a produção agrícola, do começo ao fim do ciclo de vida da cana.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading