A tradicional palestra inaugural do Programa Educacional “Agronegócio na Escola” acontece no próximo dia 13 de abril, sexta-feira. São esperados centenas de professores, de 176 escolas, de 57 cidades da região de Ribeirão Preto.
O ministro Roberto Rodrigues e os pesquisadores Caio Carbonari (Unesp Botucatu), Marcelo Morandi (Embrapa Meio Ambiente) e Marcos David Ferreira (Embrapa Instrumentação) apresentarão conceitos fundamentais do Agronegócio e debaterão temas importantes ligados à sustentabilidade: o uso de agroquímicos na agricultura; a compatibilidade entre produção e conservação dos recursos naturais; e o combate ao desperdício de alimentos.
Neste ano o Programa será aplicado a 23.897 alunos do Ensino Fundamental 1 e 2, Ensino Médio e Ensino de Jovens e Adultos. As próximas etapas do “Agronegócio na Escola” envolvem visitas monitoradas de professores e alunos em diversos elos das cadeias produtivas da região (agroindústrias, cooperativas, fazendas e indústrias), além de instituições de ensino e pesquisa voltadas para o setor.
A intenção é que vejam in loco o que é o agronegócio, e compreendam sua proximidade, dimensão e importância, tanto econômica, quanto social e ambiental.
Programa Educacional “Agronegócio na Escola” 2018.
– 57 municípios
– 176 escolas
– 420 professores
– 23.897 alunos, sendo: 12.473 = 4º 5º e 6º ano e 11.424 = 7º 8º 9º médio e EJA
Cidades participantes
Altinópolis, Analândia, Ariranha, Barretos, Bebedouro, Brodowski, Caconde, Cajobi, Cássia dos Coqueiros, Colômbia, Corumbataí, Cravinhos, Cristais Paulista, Descalvado, Divinolândia, Dobrada, Dumont, Guaraci, Guariba, Guatapará, Ibaté, Ibitinga, Igarapava, Itápolis, Jaborandi, Jaboticabal, Jardinópolis, Leme, Lins, Luiz Antônio, Mococa, Monte Alto, Monte Azul Paulista, Nova Europa, Pirangi, Pitangueiras, Pontal, Porto Ferreira, Pradópolis, Restinga, Ribeirão Corrente, Ribeirão Preto, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santa Ernestina, Santa Lúcia, Santo Antônio da Alegria, São Carlos, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho, Severínia, Tambaú, Taquaral, Terra Roxa, Vargem Grande do Sul e Viradouro.
Sobre o “Agronegócio na Escola”
Em 2018 o Programa Educacional da ABAG/RP completa 18 anos de atividades. Desde sua criação já passaram por ele mais de 240 mil alunos e cerca de 3 mil professores. Mais de 2 mil visitas foram realizadas. O Programa foi a primeira ação da ABAG/RP voltada para a valorização institucional da imagem do agronegócio, e desde o princípio foi priorizada a capacitação dos professores para que, conhecendo o setor, usem esses novos conhecimentos com seus alunos.
Serviço:
14h00, no IAC Centro de Cana Ribeirão Preto
Rodovia Antonio Duarte Nogueira, km 321, s/n
Ribeirão Preto, SP.