Home Sem categoria Sistema Plantio Direto é tema do livro “O Brasil Possível”
Sem categoria

Sistema Plantio Direto é tema do livro “O Brasil Possível”

Compartilhar

Inspirado por uma chuva torrencial que atingiu a sua plantação, no norte do Paraná, em 1971, o produtor Herbert Bartz rebelou-se contra o uso da força dos arados e começou a buscar formas menos agressivas de cuidar do solo. Foi então que ele conheceu e trouxe para o Brasil uma técnica que consistia em plantar sem arar, gradear e revolver a terra, deixando-a protegida e menos suscetível à erosão: o Sistema Plantio Direto. A história desta saga é retratada no livro “O Brasil Possível – A biografia de Herbert Bartz”, obra escrita pelo jornalista Wilhan Santin, que foi oficialmente lançada no dia 10 de abril.

Em cima, da esquerda para direita: Johann Bartz, Marcos A. Corder (Microgeo®), Ricardo C. Sailer (Microgeo®), Wesley G. Boni (Microgeo®). Abaixo, da esquerda para direita: Marie Bartz, Herbert Bartz, Wilhan Santin (jornalista e escritor do livro).

Entre as patrocinadoras do livro está a Microgeo, empresa que desenvolveu um inovador programa de restruturação de solo por meio do Adubo Biológico Microgeo. Além de patrocinar, a Microgeo também colaborou com uma das matérias publicadas na obra sobre “Biodiversidade e Atividade Microbiana do Solo”, escrita pelo Prof. Associado do Depto. de Ciência do Solo da ESALQ/USP, Fernando Dini Andreote. No texto em questão, Andreote explica que o não revolvimento do solo, a manutenção de sua cobertura e a rotação de culturas faz do processo de plantio direto o melhor dos cenários agrícolas na preservação da biodiversidade e da atividade microbiana nos solos. Adicionalmente, estes processos levam a manutenção ou aprimoramento na quantidade e na qualidade da matéria orgânica do sistema, o que também influencia diretamente na melhor estruturação das comunidades vivas do sistema.

Indo ao encontro desta realidade, o Adubo Biológico Microgeo apresenta uma composição de microrganismos bastante heterogênea que, quando fornecida ao ambiente solo-planta, é capaz de alterar as comunidades ali presentes, promovendo a biodiversidade. Essa alteração do microbioma atua sobre a física do solo, melhorando sua agregação e estimulando a microbiota nativa, que também atua no condicionamento das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, restabelecendo a qualidade de vida do mesmo, garantindo a sustentabilidade do Plantio Direto.
Além da Microgeo, a publicação também contou com o apoio da Dow Agrosciences, Fundação Agrisus e Itaipu Binacional.

Fonte: Microgeo

 

Compartilhar

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Renovabio
Sem categoria

MME abre consulta pública sobre metas de descarbonização do RenovaBio para 2026-2035

O Ministério de Minas e Energia (MME) abriu nesta quinta-feira (11) a...

MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...