Conecte-se conosco
 

Sem categoria

SVAA é certificada com selo verde Chico Mendes 2017 por gestão socioambiental responsável

Publicado

em

Em março deste ano, a Santa Vitória Açúcar e Álcool (SVAA) foi contemplada com o Selo Verde 2017 do PROCERT, pelo Compromisso com a Gestão Socioambiental Responsável. O programa de certificação é promovido, desde 2007, pelo Instituto Internacional Socioambiental Chico Mendes.

O Selo Verde é dado às empresas que praticam uma gestão sustentável, baseada em práticas e soluções que ajudam a melhorar, por meio de programas e ações, as condições sociais e ambientais da região em que atuam.

Programas como os de Reflorestamento, de Educação Ambiental, os sistemas de tratamento de resíduos e de reaproveitamento da água, as ações junto à comunidade, entre outras atividades que a SVAA promove ao longo de todo ano, junto aos seus colaboradores, às empresas parceiras e à comunidade da região de Santa Vitória (MG), foram peças-chaves para que a empresa conquistasse o título. 

“Esse prêmio é o reconhecimento do nosso comprometimento com o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região onde atuamos.  O esforço e a dedicação de nossos colaboradores são essenciais nesse processo, reforçando o envolvimento de todos na incorporação de um dos nossos valores que é a Sustentabilidade”, ressalta Alexandre Nicodemo, diretor Geral da SVAA.

A PREMIAÇÃO

A premiação criada para incentivar e disseminar a aplicação de novos conceitos de desenvolvimento sustentável é dividida em várias categorias e abrange a gestão responsável pública e privada, empreendimentos sustentáveis, produtos ecologicamente corretos e ações de destaque na área socioambiental.

As empresas inscritas são analisadas por técnicos do Instituto Chico Mendes dentro de critérios que levam em consideração o potencial de poluição e grau de utilização de recursos naturais baseado na lei 10165/2000, observando-se a gestão de negócios e a gestão socioambiental, além de outros critérios pertinentes a cada uma das categorias do prêmio.

Quase 500 empresas se inscreveram no PROCERT das quais um pouco mais de 45 obtiveram a pontuação necessária para receber o aval da certificação e autorização para a utilização do Selo Verde que promove a distinção e a valorização das marcas junto aos seus mercados consumidores.

 A entrega do certificado aconteceu no mês de março, em uma cerimônia no Clube Sírio Libanês, na cidade de São Paulo. O evento foi precedido pela realização do 4º Fórum Empresarial Chico Mendes de Sustentabilidade, que durante todo o dia foi palco de palestras e discussões sobre o tema “Educação Ambiental – Ferramenta Base para Sustentabilidade Empresarial”. Convidada para expor seu Programa de Educação Ambiental, a SVAA foi representada pelo especialista ambiental, Marat Guedes. “Palestrar no Fórum, apresentando o case de educação ambiental da Santa Vitória Açúcar e Álcool foi muito gratificante. Esse convite é parte da confirmação de que estamos fazendo um bom trabalho na nossa comunidade”, comentou Marat.

O SELO VERDE

A certificação com o Selo Verde, promovida pelo Instituto Internacional Chico Mendes, desde 2007, é uma ferramenta de reconhecimento de produtos, serviços, casos de sucesso e sistemas de gestão organizacionais com o objetivo de promover e incentivar a sustentabilidade.  Para receber a certificação, é necessário apresentar, por meio de um questionário e documentações o modelo de Gestão Ambiental aplicado pela empresa. Todas as informações são avaliadas por uma comissão de especialistas que analisam as práticas sustentáveis. Para a certificação é necessário atingir uma pontuação mínima numa escala de 0 a 100. A SVAA foi certificada com a pontuação 80. Como forma de reconhecimento, as empresas certificadas ganham o direito de usar a imagem do “Selo Verde” em seus materiais de divulgação, durante um ano.

O Instituto Chico Mendes

O Instituto Internacional Socioambiental Chico Mendes foi fundado em 2004, e tem o objetivo de desenvolver ações que contribuam com a conservação e a proteção ambiental, promoção humana e inclusão social, por intermédio de geração de renda, difusão de técnicas e conhecimentos, eventos, pesquisas e projetos de ação. Sua visão é atuar com diversos programas junto às pessoas, considerando o ser humano como grande interventor ambiental, responsável pelo sucesso ou fracasso na gestão do Patrimônio Natural. Sua missão é contribuir para uma sociedade mais justa e saudável revelando e difundindo conceitos e condutas pautados nos princípios da sustentabilidade.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading