Conecte-se conosco
 

Sem categoria

Canaoeste lança serviço inédito para os seus associados

Publicado

em

Tecnologia de monitoramento 24h em tempo real permite detectar focos de incêndio com alta precisão

O período de seca deste ano tende a ser um dos mais críticos para as lavouras de cana-de-açúcar. Esta estiagem é algo preocupante para quem produz cana, pois o perigo de incêndio é maior e caso ele ocorra, o prejuízo é certo. 
Diante disso é preciso pensar em prevenir e mitigar os incêndios. Atenta a essa questão, a Canaoeste lançará para os seus associados, no dia 19 de julho, às 09h, no auditório da associação, em Sertãozinho, o Programa de Prevenção e Monitoramento 24h de Incêndio nas Lavouras.
A associação investiu em uma tecnologia de monitoramento em tempo real, desenvolvida pela empresa GMG Ambiental, que mostra os locais com maior risco de incêndio, direção do vento, topografia e até mesmo focos de incêndio com alta precisão. Caso a ferramenta detecte algum foco de incêndio, a equipe de suporte da Canaoeste entra em contato com a usina, vizinhos e o proprietário da lavoura para informar o ocorrido e as providências que foram tomadas.
De acordo com Fábio Soldera, engenheiro agrônomo do departamento Jurídico da Canaoeste, o produtor associado está preocupado com a sua lavoura no campo e em produzir e colher mais. “O associado não tem tempo disponível para monitorar os focos de incêndio e por essa razão enxergamos a necessidade de auxilia-los. Por esse motivo, fomos buscar o que havia de mais inovador no mercado e encontramos. A nossa maior preocupação era não levar mais um problema para o associado, mas a solução, pois além de informar o associado sobre o foco, acionamos a sua equipe de combate, unidades industriais e vizinhos que possuem estrutura para o pronto e efetivo combate. Realmente é um serviço completo, diferenciado e único”, explica.
Para o gestor corporativo da Canaoeste, Almir Torcato, um ponto que aflige todos os produtores é a questão das multas ambientais devido aos incêndios. “Somos a primeira associação a fazer esse monitoramento 24 horas por satélite para prevenir a queimada e, além da prevenção, a ferramenta permite o lastro de provas para a questão de defesas ambientais. O compromisso da Canaoeste é levar o que há de melhor para os associados, seja na área técnica-agronômica, jurídica e ambiental”, destaca.
Até o momento, mais de 130 mil hectares de cana são monitorados pela ferramenta.
Após o lançamento do Programa, os porta-vozes da Canaoeste e da empresa desenvolvedora do software de monitoramento, a GMG Ambiental, estarão disponíveis para entrevistas.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading