Conecte-se conosco
 

Sem categoria

GSA critica subsídios concedidos ao açúcar

Publicado

em

O Global Sugar Alliance (GSA), grupo que entidades que representa mais de 80% das exportações mundiais de produtos derivados da cana-de-açúcar, criticou as práticas comerciais de subsídios domésticos ao açúcar e à exportação do produto pela Índia e Paquistão.

O comunicado oficial do GSA, divulgado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) destaca que tais práticas comerciais geram impacto no mercado do açúcar, que teve seu preço reduzido em 20%.

“Já faz algum tempo que identificamos subsídios à exportação e apoio ao preço interno da commodity, especialmente na Índia e Paquistão, que não estão condizentes com as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC). Por meio da GSA, pedimos aos nossos governos que tomem todas as medidas necessárias para garantir o fim destas práticas, fazendo com que os países em questão se comprometam com uma agenda de reformas que remova esta distorção comercial”, afirma o diretor Executivo da UNICA, Eduardo Leão de Sousa, em nota divulgada pela entidade.

A UNICA destaca, ainda que o Brasil é um dos países mais prejudicados neste sentido, justamente pelo fato de que 70% do açúcar produzido pelo País é exportado, tornando-o muito dependente das condições de oferta e demanda.

Para o presidente da GSA, Greg Beashel, enfatiza os reflexos negativos das políticas paquistanesas e indianas no mercado mundial: “Alimentado por um excesso de açúcar do Paquistão apoiado pelo governo e pela ameaça de exportações subsidiadas de açúcar indiano, o preço mundial do produto caiu para um nível abaixo do custo de produção até mesmo dos produtores mais eficientes do mundo”.

As demandas do Global Sugar Alliance contra as práticas comerciais foram assinadas por representantes de produtores do Brasil, Austrália, Canadá, Tailândia e Guatemala.

Fonte: Datagro 

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading