Home Sem categoria Produção de açúcar cai 31% na primeira quinzena de setembro
Sem categoria

Produção de açúcar cai 31% na primeira quinzena de setembro

Compartilhar

A Unica – União da Indústria da Cana-de-açúcar divulgou a atualização de dados da safra 2018/2019. Na primeira quinzena de setembro foram esmagadas 38,51 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, volume 15,31% menor, quando comparada com a mesma quinzena da temporada anterior. No entanto, no acumulado da safra, houve paridade. Desde o início da safra até 15 de setembro, foram processadas 430,35 milhões de toneladas enquanto que no ciclo 2017/2018 foram 428,32 milhões de toneladas.

Até meados de setembro a região Centro-Sul, principal produtora de cana-de-açúcar, fabricou 2,15 milhões de toneladas de açúcar, queda de 31,57% em relação a mesma quinzena de 2017. Desde o início da safra 2018/2019 até este período, a quantidade fabricada de açúcar totalizou 20,99 milhões de toneladas, recuo de 20,72% quando comparada ao mesmo período de 2017.

No entanto, houve um aumento na fabricação de etanol de 6,86%, com 2,25 bilhões de litros produzidos (1,56 bilhão de hidratado e 696,65 milhões de anidro) na quinzena. No acumulado da temporada até 15 de setembro, a produção de etanol acumula alta de 30,31%, alcançando 22,75 bilhões de litros (7,05 bilhões de anidro e 15,70 bilhões de hidratado). 

De acordo com a Unica, 62,73% da matéria-prima processada nos 15 dias iniciais de setembro destinaram-se à produção de etanol (versus 52,02% na mesma quinzena de 2017). Na safra, esse percentual atinge 63,40%.

Canavial

O relatório divulgado nesta terça-feira traz dados preliminares do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC). Uma amostra de 81 usinas indica que o rendimento do canavial alcançou 70,73 toneladas por hectare colhido na primeira quinzena de setembro, contra 77,87 toneladas por hectare no mesmo período 2017 – queda de 9,16%. 

“Como era esperado, a intensa quebra agrícola registrada deve repercutir na data de término da safra no Centro-Sul”, explica Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da Unica. Informações apuradas pela entidade a partir de uma amostra com 237 unidades produtoras mostram que apenas 12% das empresas devem processar cana em dezembro 2018, contra 36% verificados no mesmo mês de 2017. O cronograma apurado pela Unica mostra que 38% das usinas do Centro-Sul devem encerrar a safra até o final de outubro e 49% das empresas devem concluir a moagem ao longo do mês de novembro.

Padua acrescenta: “Apenas 25% das usinas devem postergar o término da safra 2018/2019 em relação a data de encerramento verificada no ciclo 2017/2018. O prazo médio de atraso para essas empresas é de apenas 12 dias. Cerca de 75% das unidades em operação devem adiantar o final da safra 2018/2019, com prazo médio de antecipação de 27 dias em relação ao encerramento da safra passada e ampliação do período de entressafra”.

Qualidade da matéria-prima

A quantidade de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) por tonelada de matéria-prima processada atingiu 156,97 kg na primeira quinzena de setembro, 6,05 kg acima do valor apurado em igual período do ano passado. No acumulado da safra, o indicador totalizou 139,89 kg de ATR por tonelada, alta de 4,44% em relação ao ciclo 2017/2018.

Fonte: Agência UDOP de Notícias

Compartilhar
Artigo Relacionado
MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...

Etanol
Sem categoria

MME cria comitê para monitorar o suprimento de combustíveis e biocombustíveis

Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, na última quinta-feira (10/03), a...