Home Sem categoria Bayer promove lançamento de seu novo inseticida para o controle da broca da cana
Sem categoria

Bayer promove lançamento de seu novo inseticida para o controle da broca da cana

Compartilhar

A bayer apresentou, na cidade Indaiatuba, São Paulo, a sua nova tecnologia, o Belt, produto que promete eficácia e amplo espectro de ação, principalmente contra lagartas de difícil controle e também contra a broca-da-cana. De acordo com a empresa, o produto é confiável, fácil de manejar e mais seguro, sendo o defensor da produtividade.    

A safra de cana-de-açúcar 2018/19 deve atingir mais de 635 milhões de toneladas, de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab. O Brasil é o maio produtor da matéria-prima, líder também na produção de açúcar e o segundo maior produtor de etanol no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Porém, o País pode perder a dianteira na produção de açúcar para a Índia, de acordo com a USDA (Departamento de Agricultura dos EUA), pela primeira vez em 16 anos.

São muitos fatores que influenciam a produção canavieira, passando por políticas públicas, mercado interno e externo e também problemas na

 lavoura, como manejo de pragas e doenças. Entre as pragas, a maior problemática enfrentada pelo canavicultor hoje em dia é a broca da cana, causada pela lagarta Diatraea saccharalis, culminando em perdas diretas na produtividade e rentabilidade do agricultor.

“O produtor vem fazendo o controle da broca por meios biológicos, mas o consórcio com um produto seletivo à broca, e que não agride os inimigos naturais, é essencial. Com Belt®, por exemplo, o residual pode chegar a 80 dias, controlando a praga por mais tempo”, avalia Paulo Donadoni, Gerente de Estratégia de Portfólio e Cultura de Cana-de-Açúcar da Bayer.

 

Os efeitos da praga no colmo da cana-de-açúcar são visíveis no campo, pois as lagartas atacam a lavoura gerando perdas devido às galerias

  formadas pela praga, o que pode acarretar na deterioração dos açúcares contidos no colmo. Na indústria, acarreta em diminuição do açúcar da matéria-prima e perda de peso. Além disso, as galerias abertas pelas lagartas são portas de entrada para diferentes fungos. O trato da cultura com Belt® tem de fazer parte do manejo integrado de pragas (MIP), utilizado pelo agricultor nos diferentes estágios da lavoura. Belt® é um produto utilizado para soja e milho, e agora ganha extensão para o trato da cana-de-açúcar.

“O período das águas, que se estende de setembro a abril, é uma época propícia para a proliferação da broca na cana, portanto, estamos em um período fundamental para a tomada de decisão de prevenção e, assim, assegurar grandes produtividades das lavouras brasileiras” finaliza Donadoni.

 

Compartilhar
Artigo Relacionado
MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...

Etanol
Sem categoria

MME cria comitê para monitorar o suprimento de combustíveis e biocombustíveis

Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, na última quinta-feira (10/03), a...