Home Últimas Notícias 85% dos participantes de programa de direitos humanos na cadeia da cana afirmam que fortaleceram a implementação de processos
Últimas Notícias

85% dos participantes de programa de direitos humanos na cadeia da cana afirmam que fortaleceram a implementação de processos

Compartilhar

Iniciativa é liderada pela Proforest e Imaflora com apoio e financiamento do Fundo de Impacto da Bonsucro, Nestlé, General Mills, ASR, Hershey e Barry Callebaut

O programa “Direitos Humanos em Foco”, desenvolvido em parceria pela Proforest e Imaflora, concluiu seu primeiro triênio com a apresentação de resultados durante o webinar “Devida Diligência em Direitos Humanos (DDHH) na cadeia da cana – do compromisso à prática”, realizado neste mês. O evento reuniu cerca de 50 representantes de organizações da sociedade civil, empresas, usinas, academia e outros atores relevantes.

Entre os impactos positivos do programa, segundo avaliação dos participantes, 85% afirmam que conseguiram fortalecer a construção de uma base de implementação de processos para fortalecer o respeito aos direitos humanos; 90% disseram ter aprendido novas ferramentas para lidar com riscos em direitos humanos; 89% se mostraram mais confiantes para colocar a devida diligência em prática; e 90% demonstraram comprometimento em implementar os planos de ação construídos coletivamente.

Do lado das usinas, 100% passaram a incluir cláusulas contratuais com fornecedores que reforçam o respeito e o compromisso com direitos humanos. Além disso, houve fortalecimento dos espaços colaborativos e interativos entre as usinas e partes interessadas, por meio de metodologias participativas para identificar causas raiz dos riscos e integrar essas análises aos processos internos das empresas.

Foi apresentado durante o webinar o guia prático para a implementação da devida diligência em direitos humanos e práticas responsáveis por empresas do setor sucroenergético, incluindo ferramentas de apoio e um curso online de capacitação. Esses materiais e metodologias visam fortalecer a capacidade de empresas em identificar, prevenir e mitigar riscos em direitos humanos em suas cadeias produtivas.

Uma das atividades-chave foi a implementação direta da metodologia com três usinas – a paulista São João e as pernambucanas Petribu e COAF –, que demonstrou alta eficácia na sensibilização e capacitação. O trabalho incluiu a publicação de um guia prático, seis módulos de treinamento online e, principalmente, a realização de seis oficinas presenciais que englobaram diversos setores das usinas.

Após a divulgação do guia prático, foram desenvolvidas as seguintes atividades práticas no setor:

  • publicação de seis módulos de treinamentos online;
  • quatro ferramentas acessíveis,
  • implementação de seis oficinas presenciais com multiatores que reuniram 127 participantes, incluindo: usinas de São Paulo e Pernambuco, sindicatos, fornecedores, prefeituras, representantes de comunidades, ONGs e universidade.

Além disso, foi realizado apoio periódico às usinas no desenvolvimento de suas atividades em direitos humanos. Esse trabalho colaborativo permitiu a identificação e priorização de riscos em direitos humanos, suas causas raiz e a elaboração de planos de ação concretos para enfrentá-los, promovendo ações colaborativas para lidar com desafios sistêmicos.

Segundo Eduardo Trevisan, diretor ESG e certificações do Imaflora, o webinar teve como objetivo compartilhar experiências concretas e aprendizados das usinas e empresas envolvidas no programa Direitos Humanos em Foco. “Além disso, ao longo do programa debatemos caminhos para ampliar o impacto e consolidar práticas responsáveis no setor da cana-de-açúcar, com o envolvimento de diversas partes interessadas, como fornecedores de cana, poder público e sindicatos”.

O evento também buscou aprofundar a compreensão sobre os desafios enfrentados na implementação da devida diligência em direitos humanos e os impactos observados a curto e médio prazo, com foco nos efeitos positivos às pessoas.

Para Isabella Freire, diretora executiva da América Latina da Proforest, o sucesso do programa está em abordar os conceitos de direitos humanos a partir dos contextos e atores locais. “Precisamos olhar de forma coletiva e unir esforços, ampliando a participação das usinas e encarando os riscos com maturidade e método.”

As usinas participantes expressaram satisfação e desejo de melhoria contínua, com foco na cultura organizacional, aprimoramento dos mecanismos de denúncia e implementação de ferramentas mais participativas com seus fornecedores e prestadores de serviço.

De acordo com Fabiana Pierre, especialista em Direitos Humanos da Proforest e líder do programa, os próximos passos envolvem dar continuidade ao apoio às usinas na implementação dos planos de ação e engajar novas usinas participantes. “Vamos escalar o impacto, aprofundando o apoio às usinas e engajando novos participantes. Os resultados do programa já provaram que a transformação é não só possível, como altamente eficaz, superando as barreiras de tempo ou recursos. Nosso compromisso é continuar de forma colaborativa, com uma visão integrada que conecta clima, natureza e direitos humanos, fortalecendo as parcerias existentes e buscando ativamente o engajamento com novos atores estratégicos.”

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...