Home Sem categoria UFSCar abre pós-graduação para profissionais do setor sucroenergético
Sem categoria

UFSCar abre pós-graduação para profissionais do setor sucroenergético

Compartilhar

A crise do petróleo ocorrida na década de 1970, além de disparar o preço do barril, que ultrapassou a marca dos US$ 50, despertou debates em todo o mundo sobre a necessidade de uma nova fonte de energia para substituir os combustíveis fósseis. Naquela época, o Brasil produzia 500 milhões de litros de álcool. A partir de 1975, a criação do Programa Nacional do Álcool (Proálcool) impulsionou a produção e hoje são produzidos 21 bilhões de litros. No entanto, estima-se que a demanda pelo etanol brasileiro, para consumo interno e exportação, seja superior a 40 bilhões de litros.

Segundo o professor Octávio Valsechi, do Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Socioeconomia Rural da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que há 37 anos se dedica ao estudo da cadeia sucroenergética, capacitar os profissionais das indústrias é fundamental para aumentar a produção. “É necessário formar, atualizar e requalificar os profissionais, proporcionando-lhes competências gerenciais, novas habilidades técnicas, profundo conhecimento da empresa, de seus fornecedores, clientes e do ambiente que atuam”, afirma.

A UFSCar, com o objetivo de proporcionar essa formação, oferece a 13ª turma do programa de Master of Technology Administration (MTA) em Gestão Industrial Sucroenergética. As inscrições vão até 10 de março. O programa MTA é pioneiro neste âmbito com o foco em Administração de Tecnologia. Essa pós-graduação, com nível de especialização lato sensu, tem o reconhecimento do Ministério da Educação.

O curso aborda questões básicas como matéria-prima, geração de energia elétrica, produção de álcool e cana-de-açúcar orgânica, logística, mercado, controle de qualidade, metodologia científica, novas tecnologias e gestão. Podem participar engenheiros, administradores, economistas, tecnólogos e demais profissionais com formação em nível superior que exercem ou pretendem exercer atividades relacionadas ao setor sucroenergético. O corpo docente é formado por renomados pesquisadores da UFSCar, do antigo Instituto Nacional do Açúcar e do Álcool, pioneiro nos estudos dessa cadeia produtiva e do Proálcool, além de outras instituições.

 Curso – As aulas serão ministradas na cidade de Sertãozinho (SP), nas dependências da Universidade Corporativa do Setor Sucroenergético (Uniceise), a partir do dia 18 de março em encontros quinzenais aos sábados. O curso, com duração de 1 ano e 8 meses, tem a parceria do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (Ceise-BR). A ficha de inscrição está disponível em www.mta.ufscar.br. O Curriculum Vitae deve ser enviado para o email mta@cca.ufscar.br. A seleção dos candidatos será feita por meio de análise curricular. Mais informações pelo telefone (19) 3543-2614.

 

Compartilhar

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Renovabio
Sem categoria

MME abre consulta pública sobre metas de descarbonização do RenovaBio para 2026-2035

O Ministério de Minas e Energia (MME) abriu nesta quinta-feira (11) a...

MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...