Home Sem categoria Feplana rebate acusações e aciona CTC na justiça
Sem categoria

Feplana rebate acusações e aciona CTC na justiça

Compartilhar

 

Entidade classifica as acusações a produtores de cana como caluniosa e notifica extrajudicialmente o CTC, dizendo que tal atitude é passível de responsabilização na esfera cível e criminal

Sem provas, mas com tom arbitrário, o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) revolveu ameaçar, por via de notificação extrajudicial, produtores paulistas de cana com processos judiciais mediante a acusação infundada de uso ilegal de variedades desenvolvidas pelo órgão sem o pagamento do respectivo royalties. Apesar de reconhecer a relevância do CTC, com elevados investimentos em pesquisa e desenvolvimento de variedades,  a Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) repudia tais acusações sobre o uso indevido das variedades. A entidade as classifica como caluniosas. E também repudia as ameaças de ações judiciais para cobrar indenizações, multas e até a erradicação da cana dos produtores, ficando estes constrangidos com as notificações indiscriminadas da CTC.

"O fato tem provocando um constrangimento ilegal e situação vexatória aos agricultores e às suas associações locais", fala Alexandre Andrade Lima. Por esta razão, nesta quinta-feira (15), a Feplana decidiu notificar extrajudicialmente a CTC, comunicando-a, a princípio, que este tipo de atitude adotada pela instituição que é passível de responsabilização na esfera cível e na criminal. A entidade, por sua vez, reitera a legalidade da CTC quanto a cobrança de royalties baseada na lei que protege o Serviço Nacional de Proteção de Cultivares. Mas, Andrade Lima alerta que é preciso fazer prévia apuração dos fatos alegados. Pois, só assim, é possível reunir elementos necessários, quando há, para provar as tais acusações e a suposta autoria do uso indevido de cultivares por alguém.

 

Compartilhar
Artigo Relacionado
MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...

Etanol
Sem categoria

MME cria comitê para monitorar o suprimento de combustíveis e biocombustíveis

Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, na última quinta-feira (10/03), a...