Home Sem categoria Doze usinas ainda operam safra 2016/17
Sem categoria

Doze usinas ainda operam safra 2016/17

Compartilhar

Na segunda quinzena de janeiro, 12 usinas ainda operavam a safra 2016/17 na região Centro/Sul do Brasil. Juntas, estas unidades, sendo 5 no Mato Grosso do Sul, 4 em São Paulo, uma em Goiás, uma em Minas Gerais e uma no Paraná, processaram 589 mil toneladas de cana-de-açúcar, produzindo 11,36 mil toneladas de açúcar e 44,76 milhões de litros de etanol. Os dados fazem parte do balanço de safra divulgado na manhã desta segunda-feira (13) pela Unica – União da Indústria de Cana-de-açúcar.

O relatório apresenta ainda uma pequena queda na quantidade de cana processada durante toda a safra 2016/17, até 31 de janeiro, quando comparada à safra anterior. "No acumulado desde 1º de abril de 2016 a 1º de fevereiro de 2017, o total processado atingiu 593,82 milhões de toneladas, valor ligeiramente inferior a quantidade processada na safra 2015/16 (-0,11%). A produção acumulada de açúcar alcançou 35,25 milhões de toneladas, enquanto que a fabricação de etanol totalizou 25,02 bilhões de litros, com 10,57 bilhões de anidro e 14,45 bilhões de hidratado", destaca a nota.

Sobre a produção de etanol de milho na 2ª quinzena de janeiro, a Unica destaca que foram produzidos 15,72 milhões de litros, sendo 1,96 milhão de litros de anidro e 13,77 milhões de litros de hidratado. No acumulado da safra 2016/17 a produção totaliza 169,54 milhões de litros.

Vendas de etanol

As vendas de etanol pelas unidades produtoras do Centro-Sul somaram 964,55 milhões de litros em janeiro, sendo 44,20 milhões de litros destinados à exportação e 920,35 milhões de litros ao mercado doméstico.

"No mercado interno, em janeiro de 2017 versus dezembro de 2016, tanto o volume mensal comercializado de etanol anidro como o de hidratado apresentaram retração. As vendas de anidro somaram 851,70 milhões de litros, registrando queda de 6,06%, enquanto que as saídas de hidratado atingiram 899,14 milhões de litros, sinalizando uma forte retração de 20,02%", finaliza a nota.

 

Fonte: Agência UDOP de Notícias

 

Compartilhar

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Renovabio
Sem categoria

MME abre consulta pública sobre metas de descarbonização do RenovaBio para 2026-2035

O Ministério de Minas e Energia (MME) abriu nesta quinta-feira (11) a...

MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...