Home Bioenergia Embrapa de olho na emissão de gases
Bioenergia

Embrapa de olho na emissão de gases

Compartilhar

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) tem entre suas apostas mais recentes a RenovaCalc. Trata-se de uma calculadora que analisa a emissão de carbonogases de efeito estufa, desenvolvida para o programa RenovaBio, do Governo Federal. O trabalho é coordenado pela Embrapa Meio Ambiente, mas também teve a participação de especialistas do Laboratório Nacional de Biorrenováveis (antigo CTBE), do Agroicone e do prof. Joaquim Seabra da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp.

Agora para que você, leitor/leitora, entenda os impactos dessa iniciativa é preciso ir por partes. Já se perguntou sobre o processo, desde a produção até a chegada do seu combustível nos postos?

A facilidade com a qual abastecemos nossos veículos pode camuflar ou simplesmente fazer com que nós, motoristas ou passageiros, não coloquemos à devida atenção em toda uma cadeia produtiva, especialmente quando o debate é sobre sustentabilidade de nosso Planeta e fontes de energia.

Assim, pensemos que cada quilômetro rodado é também uma parcela na emissão de gases poluentes e, consequentemente, de dano ao meio ambiente. Eleve o nível e leve em conta que o volume de carros, comerciais leves (picapes e furgões), caminhões e ônibus em circulação no País, somente em 2018, chegaram a 43.371 milhões, segundo o Sindipeças. Ou seja: é fundamental o uso da tecnologia na redução da emissão de carbono. Concorda?

Pois é aí que a RenovaCalc e o RenovaBio entram em cena. Instituído pela Lei nº 13.576/2017, o RenovaBio é um programa do Governo federal, pelo Ministério de Minas e Energia, cujo objetivo é expandir a produção de biocombustíveis no Brasil, pontuando sua importância na redução das emissões de gases de efeito estufa. “O mais interessante é falar que não se trata de um tema apenas na área de transporte e combustível, estamos falando da biomassa na agricultura e de combustíveis alternativos em diversas frentes”, avalia o chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente, Marcelo Morandi.

“O RenovaBio é uma política pública que expressa muito bem o conceito de sustentabilidade, unindo os aspectos econômicos e ambientais dos biocombustíveis, o que trará importantes impactos sociais, com a descarbonização da matriz energética brasileira.”

 

Equipe planeja ampliar área de atuação

Quando se trata da emissão de gases de carbono a pauta é também sobre efeito estufa, aquecimento global e mudanças climáticas. De acordo com o Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (de 2016), se confirmado o cenário de aumento de 3° C até 2050, o Brasil Teria como impacto uma redução de até 50% na produção agrícola. Justamente em razão da vulnerabilidade natural dos setores agrícola e florestal que é preciso intervir agora.

Os próximos passos da equipe RenovaCalc é estudar outras categorias de impactos, como a utilização dos recursos híbridos no País e na produção dos biocombustiveis e, semelhante ao carbono, podendo gerar créditos para as empresas mais eficientes em diversos setores.

Compartilhar
Artigo Relacionado
BioenergiaÚltimas NotíciasUsinas

Indicadores do etanol recuam em maio e vendas seguem aquecidas nas usinas

Os preços do etanol no estado de São Paulo caíram em maio,...

BioenergiaÚltimas Notícias

Nova CEO da Petrobras recebe de Lula missão de acelerar investimentos e gerar empregos

Magda Chambriard, a próxima presidente da Petrobras, recebeu do presidente Luiz Inácio Lula...

BioenergiaÚltimas Notícias

Prates diz que deixa Petrobras em condição melhor do que recebeu empresa

O ex-presidente-executivo da Petrobras, Jean Paul Prates, disse nesta quarta-feira, 15, ao...

BioenergiaÚltimas Notícias

FPA celebra acordo entre usinas e produtores sobre CBios

O acordo selado entre a indústria produtora de etanol e bioenergia e os produtores de cana-de-açúcar acerca...