Home Sem categoria Preços de açúcar devem subir na próxima safra, diz diretor da Cosan
Sem categoria

Preços de açúcar devem subir na próxima safra, diz diretor da Cosan

Compartilhar

A Cosan, dona de 50% da Raízen Energia, estima que os preços do açúcar vão começar a reagir na próxima safra (2018/19) diante das perspectivas para a produção do Centro-Sul. Porém, a companhia indicou que sua produção deverá ser inicialmente mais alcooleira, já que o etanol segue remunerando mais.

“O início de safra deve ter mix um pouco mais alcooleiro ante safras passadas”, afirmou Guilherme Machado, diretor de relações com investidores da Cosan, em teleconferência.
Neste momento, os fundamentos e a posição dos fundos seguem pressionando o açúcar. Por isso, a Raízen Energia iniciou o quarto trimestre desta safra com um volume de açúcar precificado considerado baixo, de 614,4 mil toneladas, cerca de 20% a ser exportado na nova safra.

Porém, Machado avaliou que a redução da oferta de açúcar do Centro-Sul deve começar a mudar o cenário. “Acreditamos que uma safra com menos cana no Centro-Sul e um mix mais para etanol poderá trazer algum reflexo positivo nos preços e nas exportações globais de açúcar”, disse.

No terceiro trimestre da safra 2017/18, encerrado em 31 de dezembro, a companhia já elevou seu mix alcooleiro por causa da maior rentabilidade do biocombustível. Das 13 milhões de toneladas de cana moída no período, 52% foi destinado para a produção de etanol, ante 44% no mesmo trimestre da safra anterior. No acumulado da temporada, 45% da produção de cana foi direcionado para o açúcar, ante 43% um ano antes.

Como os preços do etanol ainda estavam menores do que na safra passada, além do açúcar, a Raízen Energia teve resultados menores. O lucro líquido da Raízen Energia no trimestre, para a Cosan, recuou 71%, para R$ 126,4 milhões, enquanto o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado, para a Cosan, caiu 11% na comparação anual, para R$ 891 milhões.

Fonte: Valor Econômico 

 

Compartilhar
Artigo Relacionado
Renovabio
Sem categoria

MME abre consulta pública sobre metas de descarbonização do RenovaBio para 2026-2035

O Ministério de Minas e Energia (MME) abriu nesta quinta-feira (11) a...

MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...