Home Sem categoria Anfavea reafirma importância do etanol
Sem categoria

Anfavea reafirma importância do etanol

Compartilhar

Diante do movimento em torno do carro elétrico, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Antônio Megale, disse no Salão Internacional do Automóvel, que começa nesta quinta-feira (08), em São Paulo (SP), que o Brasil precisa valorizar o etanol como alternativa eficiente do ponto de vista energético e ambiental aos combustíveis fósseis. “Não podemos nos esquecer do etanol, que é um patrimônio do Brasil”, afirmou.

Para presidente da Anfavea, Brasil tem o maior programa de energia renovável do mundoPara presidente da Anfavea, Brasil tem o maior programa de energia renovável do mundo

Segundo o dirigente, na jornada da eletrificação automotiva, cada país tem sua vocação e o etanol não pode ser esquecido. “O Brasil tem o maior programa de energia renovável baseado no etanol do mundo, com produção e pontos de distribuição, a maior frota flex, que é uma conquista nossa”, ressaltou, acrescentando que “isso nos dá uma situação diferenciada na comparação com outros países”.

O etanol, acentuou Megale, é, considerando o ciclo de vida do produto, desde o plantio da cana-de-açúcar até o abastecimento do carro na bomba, um combustível neutro em emissões de gases.

Na avaliação de Megale, a eletrificação automotiva avançará por meio de várias rotas tecnológicas, começando pelos veículos híbridos [combustíveis e elétrico]. Neste sentido, de acordo com o dirigente, automóveis equipados com célula combustível capazes de usar etanol são uma importante opção.

Ademais, segundo Megale, o elétrico puro enfrenta, ainda, diversos desafios relacionados às baterias, pontos de distribuição, entre outros. “Além disso, o veículo elétrico só está sendo viabilizado até o momento em países onde conta com pesados subsídios.”

Texto extraído do porta Notícias Agrícolas

Compartilhar
Artigo Relacionado
Renovabio
Sem categoria

MME abre consulta pública sobre metas de descarbonização do RenovaBio para 2026-2035

O Ministério de Minas e Energia (MME) abriu nesta quinta-feira (11) a...

MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...