A inusitada nuvem de gafanhotos que se aproximava do Brasil está mudando de direção. O fenômeno teve origem no Paraguai e acabou chegando à Argentina, mas, de acordo com especialistas, a frente fria na Região Sul fez com que os insetos mudassem de rumo. Sendo assim, estes não devem mais chegar ao Brasil.
“O frio deve afastar os gafanhotos. Eles estão acostumados com um tipo de habitat diferente do brasileiro. As mudanças de temperatura têm afetado o comportamento desses insetos, que acabam por migrar para locais mais quentes”, relata Tirso Meirelles, vice-presidente da Faesp (Federação da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo)
A ministra Tereza Cristina, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, anunciou que está monitorando a nuvem, adotando providencias técnicas e de gestão para lidar com o fenômeno, caso atinja o País.
“Existem planos para aplicação de produtos fitossanitários e defensivos. As federações estaduais de agricultura, as autoridades e especialistas do agronegócio estão preparadas para montar a defesa agropecuária”, conta Meirelles.