A ABAG/RP junto a usinas e produtores rurais lançam em sua 6º Edição da Campanha de Conscientização, Prevenção e Combate aos Incêndios, uma novidade: o “Indicativo de Incêndios”, uma previsão diária das áreas sujeitas ao fogo em todo o Estado de São Paulo.
Diariamente, pelo período de 5 meses, serão disponibilizadas informações sobre as áreas mais suscetíveis aos incêndios em todo o estado de São Paulo. Mais uma importante ferramenta para a prevenção e o eventual combate de focos de fogo sem controle.
O “Indicativo de Incêndios” será feito pela Somar Meteorologia para todo o território paulista. Foi desenvolvido um modelo no qual são correlacionados dados de condições observacionais, e de previsão de chuva em curto e médio prazo, além de umidade relativa, balanço hídrico, e outras variáveis meteorológicas que permitem indicar, com maior precisão, as áreas e regiões com maior potencial de risco de ocorrência e propagação de incêndios.
É importante observar que para o levantamento deste índice não serão usados dados coletados de incêndios anteriores.

De acordo com Mônika Bergamaschi, presidente do Conselho da ABAG/RP, a Campanha será realizada durante o período mais seco do ano, quando historicamente a ocorrência de focos de incêndio é maior.
Além dos materiais atualizados, utilizados nas edições anteriores, como outdoors, busdoors, placas de estrada, spots de radio, vídeos e cartilhas educativas, será divulgado, também, esse indicativo pelo período de 5 meses.
“O objetivo da Campanha, desde que foi criada, continua sendo a conscientização e o engajamento de toda a sociedade; e me refiro à população, urbana e rural, aos governos municipais e estadual, e aos organismos públicos e privados. Todos na prevenção aos incêndios, que causam prejuízos ambientais, sociais e econômicos”, disse Mônika Bergamaschi, presidente do Conselho da ABAG/RP, em nome de todos os parceiros.
O mapa do estado com as áreas com maior suscetibilidade à ocorrência de incêndios, o “Indicativo de Incêndios”, será divulgado no hotsite da Campanha: www.incendiosprevina.com.br, e nas mídias sociais da ABAG/RP e dos parceiros.
A expectativa é que a informação sirva de alerta para que todos saibam em quais regiões, nos dias subsequentes, existe maior probabilidade de ocorrência de fogo.