Home Sem categoria Campanha traz tecnologia que indica ricos de incêndio no Estado de São Paulo
Sem categoria

Campanha traz tecnologia que indica ricos de incêndio no Estado de São Paulo

Campanha de comabte a incêndios traz novidade
Compartilhar

A ABAG/RP junto a usinas e produtores rurais lançam em sua 6º Edição da Campanha de Conscientização, Prevenção e Combate aos Incêndios, uma novidade: o “Indicativo de Incêndios”, uma previsão diária das áreas sujeitas ao fogo em todo o Estado de São Paulo.

Diariamente, pelo período de 5 meses, serão disponibilizadas informações sobre as áreas mais suscetíveis aos incêndios em todo o estado de São Paulo. Mais uma importante ferramenta para a prevenção e o eventual combate de focos de fogo sem controle.

O “Indicativo de Incêndios” será feito pela Somar Meteorologia para todo o território paulista. Foi desenvolvido um modelo no qual são correlacionados dados de condições observacionais, e de previsão de chuva em curto e médio prazo, além de umidade relativa, balanço hídrico, e outras variáveis meteorológicas que permitem indicar, com maior precisão, as áreas e regiões com maior potencial de risco de ocorrência e propagação de incêndios.

É importante observar que para o levantamento deste índice não serão usados dados coletados de incêndios anteriores.

Campanha de comabte a incêndios traz novidade
Imagens geradas no dia 10 de julho de 2020, porém são imagens dinâmicas, assim como a probabilidade das áreas sujeitas à incêndios, mudam todos os dias.

De acordo com Mônika Bergamaschi, presidente do Conselho da ABAG/RP, a Campanha será realizada durante o período mais seco do ano, quando historicamente a ocorrência de focos de incêndio é maior.

Além dos materiais atualizados, utilizados nas edições anteriores, como outdoors, busdoors, placas de estrada, spots de radio, vídeos e cartilhas educativas, será divulgado, também, esse indicativo pelo período de 5 meses.

“O objetivo da Campanha, desde que foi criada, continua sendo a conscientização e o engajamento de toda a sociedade; e me refiro à população, urbana e rural, aos governos municipais e estadual, e aos organismos públicos e privados. Todos na prevenção aos incêndios, que causam prejuízos ambientais, sociais e econômicos”, disse Mônika Bergamaschi, presidente do Conselho da ABAG/RP, em nome de todos os parceiros.

O mapa do estado com as áreas com maior suscetibilidade à ocorrência de incêndios, o “Indicativo de Incêndios”, será divulgado no hotsite da Campanha: www.incendiosprevina.com.br, e nas mídias sociais da ABAG/RP e dos parceiros.

A expectativa é que a informação sirva de alerta para que todos saibam em quais regiões, nos dias subsequentes, existe maior probabilidade de ocorrência de fogo.

 

Compartilhar
Artigo Relacionado
MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...

Etanol
Sem categoria

MME cria comitê para monitorar o suprimento de combustíveis e biocombustíveis

Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, na última quinta-feira (10/03), a...