Home Sem categoria Megacana tem emissões de gases do efeito estufa mitigadas pela compra de CBios
Sem categoria

Megacana tem emissões de gases do efeito estufa mitigadas pela compra de CBios

Compartilhar

A Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (SIAMIG) e a Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Campo Florido (CANACAMPO) anunciam a compensação das emissões de gases do efeito estufa (GEE) referentes ao evento Megacana Tech Show, realizado nos dias 4, 5 e 6 de agosto, com a compra de créditos de descarbonização (CBio), no dia 03 de agosto de 2020.

O evento é gratuito. Assista-o clicando aqui.

A SIAMIG e a CANACAMPO fazem parte do setor sucroenergético e efetuam a compra como parte não obrigada. Apenas as distribuidoras de combustíveis são obrigadas a adquirirem CBios, lançados pela Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), para atingirem as metas de descarbonização.

Renovabio – Instituída pela Lei 13.576/2017, a RenovaBio tem como principal instrumento estabelecer metas nacionais anuais de descarbonização para o setor de combustíveis, de forma a incentivar o aumento da produção e da participação de biocombustíveis na matriz energética de transporte do país.

A neutralização das emissões de gases de efeito estufa da Megacana 2020 foram feitas pelos nossos amigos da Block C, um ecossistema de gestão e rastreabilidade de emissões baseado em tecnologia Blockchain, a quem são feitos os agradecimentos pelos organizadores, com o empenho na realização da iniciativa em tempo recorde.

No cálculo, foram considerados os deslocamentos dos funcionários, viagens, consumo de energia elétrica, resíduos e efluentes e transporte de documentos e encomendas, que gerou sete toneladas de CO2 e aquisição de sete CBIos equivalentes (cada CBio corresponde a 1 tonelada de CO2 mitigada) no valor de R$ 22,00 cada.

Segundo o presidente da SIAMIG, Mário Campos, o Megacana está inserido dentro dessa nova tendência de compensação das emissões em eventos, com uma iniciativa importante para incentivar o mercado de CBios no país. “A compensação de emissões em eventos como o Megacana, que este ano é online, mas vai voltar a ser presencial, está dentro do novo normal pós-pandemia”, destaca.

 

 

Compartilhar
Artigo Relacionado
MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...

Etanol
Sem categoria

MME cria comitê para monitorar o suprimento de combustíveis e biocombustíveis

Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, na última quinta-feira (10/03), a...