Home Indústria Preço do etanol hidratado registra terceira queda semanal seguida
IndústriaMercadoNegócios

Preço do etanol hidratado registra terceira queda semanal seguida

etanol
Compartilhar

O preço do etanol hidratado recuou novamente no mercado spot do estado de São Paulo na semana passada. Segundo colaboradores do Cepea, grandes compradores se mantiveram afastados do mercado, apenas retirando volumes adquiridos em períodos anteriores. Distribuidoras de pequeno e médio portes, por sua vez, realizaram compras pontuais apenas para manter estoques.

No geral, tem sido grande a incerteza quanto ao comportamento da demanda final nas próximas semanas (Natal e Ano Novo), por conta do avanço da covid-19 no Brasil. Já agentes de usinas acreditam que, mesmo com este cenário, a procura por etanol pode se aquecer na segunda quinzena de dezembro.

Assim, alguns vendedores permaneceram firmes em suas ofertas ou até mesmo fora de mercado, o que impediu quedas mais intensas nos preços do hidratado.

Nesse cenário, pela terceira semana consecutiva, o Indicador CEPEA/ESALQ do hidratado (preço ao produtor) caiu ligeiro 0,17%, a R$ 2,0512/litro (sem ICMS e sem PIS/Cofins) entre 7 e 11 de dezembro. Já para o etanol anidro, o Indicador CEPEA/ESALQ foi de R$ 2,4345/litro (sem PIS/Cofins) na semana passada, alta de 0,94% frente ao do período anterior. Esse avanço do anidro foi verificado mesmo com a menor demanda, tendo em vista a maior entrada de etanol importado no mercado brasileiro. Inclusive, o volume de etanol anidro comercializado e captado pelo Cepea na semana teve queda de 68,4% frente ao da semana anterior.

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
MercadoÚltimas Notícias

Analistas dizem que alta nos combustíveis permanecerá por muito tempo nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e os republicanos do Congresso...

AçúcarMercadoÚltimas Notícias

Açúcar cristal recua no mercado spot paulista na primeira semana de março

Os preços do açúcar cristal branco registraram queda na primeira semana de...

açúcar
Últimas NotíciasMercadoOpinião

Açúcar: todos os sinais apontam para alta, menos o mercado

O mercado de energia vive um momento de forte tensão. A escalada...

DestaqueIndústriaÚltimas Notícias

IA em tempo real redefine o controle de processos em usinas sucroenergéticas

Parceria com a Usina São Manoel comprova ganhos expressivos em eficiência e...