Home Destaque Em 2021/2022 a cana de fornecedores ficará 0,6% mais cara
DestaqueProdutor

Em 2021/2022 a cana de fornecedores ficará 0,6% mais cara

Para produtores de cana safra 2020/21 foi melhor do que o esperado
Compartilhar

Fazia quatro safras que a cana de fornecedores do Centro-Sul era mais barata do que o custo de produção da cana própria das usinas.

Nesta safra isso deve mudar. Segundo Francisco Oscar Louro Fernandes, da empresa Sucrotec, em 2021/2022 a cana de fornecedores ficará 0,6% mais cara do que a cana própria. “Isso se deve ao crescimento de 30% no preço da cana em relação à safra passada”, diz.

Nas últimas dez safras, segundo dados da Sucrotc, a maior parcela dos custos de produção, cerca de 40%, foi referente à parte agrícola que envolve o trato e a colheita da cana. Em seguida, vem a cana comprada de fornecedores, que representou 25% dos gastos dos produtores entre 2011/12 e 2021/22.

Segundo a projeção do Oscar, a cana nesta safra vai aumentar seu custo de produção em 18,5% em relação à safra passada (2020/2021), bem acima do índice IPCA, que deverá ficar em 13%.

Os custos de produção tendem a se manter próximos à média histórica. Fernandes explica que a participação da cana de fornecedores deve aumentar, passando a representar 28% das despesas, assim como os gastos com arrendamentos. Ele destaca que os dispêndios cresceram juntamente com o preço dos açúcares totais recuperáveis (ATR).

Ainda de acordo com o sócio da Sucrotec, muitos preços aumentaram, ainda que alguns itens tenham ganhado mais espaço frente a outros. A mão de obra, por exemplo, conta com reajustes anuais, e os insumos agrícolas são diretamente corrigidos pela inflação. Ainda segundo ele, somente os adubos tiveram aumentos de quase 300% considerando a média histórica.

Compartilhar

Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Produtividade da cana-de-açúcar em dezembro cresce 26,6% no Centro-Sul

Média de produtividade alcançou 73,4 toneladas por hectare nesta safra, contra 58...

Últimas NotíciasDestaque

Milho: produção recorde em 2025 derruba preços e etanol amplia consumo no Brasil

Ampla oferta global de milho pressionou cotações ao longo do ano, enquanto...

AgrícolaDestaqueÚltimas Notícias

Safra 2026/27: decisões antecipadas sobre solo e nutrição definem produtividade e longevidade da cana

Planejamento varietal, construção do perfil do solo e integração entre nutrição química...

DestaqueÚltimas Notícias

São Martinho aprova incorporação da Nova Egito Agrícola para ganho de eficiência e redução de custos

A São Martinho aprovou a incorporação de sua subsidiária integral Nova Egito...