Home Últimas Notícias Açúcar: preços caíram com rumores de mais produção indiana
Últimas Notícias

Açúcar: preços caíram com rumores de mais produção indiana

açúcar
Compartilhar

No início de dezembro, rumores de que o governo indiano diminuiria o volume de açúcar que seria direcionado para produção de etanol pressionaram os preços internacionais, porém ainda sem confirmação oficial pelo país. Além disso, a forte redução da posição líquida comprada dos fundos especulativos acentuou a queda das cotações.

Em NY, a tela de mar/24 fechou em cUSD 20,23/lp (26/12), redução de 25% comparado com o mês anterior (26/11). Após os rumores do menor direcionamento de açúcar para o etanol na Índia, saindo de 5 milhões de toneladas projetado pelo programa de etanol da Índia, para 1,7 milhão de toneladas, os preços em duas semanas atingiram os menores patamares desde o final de mar/23.

Mesmo com o aumento do volume disponível de açúcar na Índia, há relatos de que a quebra da safra está maior do que nossa estimativa anterior principalmente nos maiores estados produtores, Maharashtra e Karnataka, ou seja, mesmo com o aumento do volume disponível de açúcar no país a estimativa adicionado ao açúcar que não será direcionado para o etanol ainda totaliza 30,7 milhões de toneladas. A projeção do Itaú BBA para o saldo entre produção e consumo global em 2023/24 continua deficitária em 2,3 milhões de toneladas. Outro fator que acentuou a queda das cotações de açúcar foi a realização de lucro dos fundos especulativos, que estavam com volume net comprado grande, saindo de 188 mil lotes em 21/11 para 34 mil lotes em 19/12.

 

Compartilhar
Artigo Relacionado
Renovabio
Últimas Notícias

APROBIO apoia iniciativa do MME em defesa do RenovaBio

A Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (APROBIO) protocolou nesta quinta-feira...

Últimas Notícias

Entrega de fertilizantes ao agro cresceu no primeiro bimestre

Dados compilados pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA) indicam um...

Últimas Notícias

Área tratada por defensivos agrícolas cresce 1,8% no primeiro trimestre de 2025 no Brasil

Pesquisa encomendada pelo Sindiveg aponta que, de janeiro a março, o volume...