Home Últimas Notícias Açúcar: preços caíram com rumores de mais produção indiana
Últimas Notícias

Açúcar: preços caíram com rumores de mais produção indiana

açúcar
Compartilhar

No início de dezembro, rumores de que o governo indiano diminuiria o volume de açúcar que seria direcionado para produção de etanol pressionaram os preços internacionais, porém ainda sem confirmação oficial pelo país. Além disso, a forte redução da posição líquida comprada dos fundos especulativos acentuou a queda das cotações.

Em NY, a tela de mar/24 fechou em cUSD 20,23/lp (26/12), redução de 25% comparado com o mês anterior (26/11). Após os rumores do menor direcionamento de açúcar para o etanol na Índia, saindo de 5 milhões de toneladas projetado pelo programa de etanol da Índia, para 1,7 milhão de toneladas, os preços em duas semanas atingiram os menores patamares desde o final de mar/23.

Mesmo com o aumento do volume disponível de açúcar na Índia, há relatos de que a quebra da safra está maior do que nossa estimativa anterior principalmente nos maiores estados produtores, Maharashtra e Karnataka, ou seja, mesmo com o aumento do volume disponível de açúcar no país a estimativa adicionado ao açúcar que não será direcionado para o etanol ainda totaliza 30,7 milhões de toneladas. A projeção do Itaú BBA para o saldo entre produção e consumo global em 2023/24 continua deficitária em 2,3 milhões de toneladas. Outro fator que acentuou a queda das cotações de açúcar foi a realização de lucro dos fundos especulativos, que estavam com volume net comprado grande, saindo de 188 mil lotes em 21/11 para 34 mil lotes em 19/12.

 

Compartilhar

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Zona canavieira de PE dependerá dos ventos e do Atlântico para a redução do impacto previsto do El Niño

Os três próximos meses, após um período de chuvas acima da média...

Últimas Notícias

El Niño deve se firmar em junho e fenômeno “muito forte” fica mais provável

Meteorologistas já dão como certa a confirmação do El Niño nas próximas...

Últimas Notícias

Equipe econômica decidiu por subvenção de R$ 0,44 por litro de gasolina, diz Moretti

A equipe econômica do governo decidiu que a subvenção prevista para a...

Últimas Notícias

Petróleo fecha em leve alta, entre esperança de paz e medo de escassez

As cotações do petróleo fecharam em leve alta nesta sexta-feira, 22, enquanto...