Home Últimas Notícias Produtores de biomassa se movimentam para votação do PL dos CBios na CME
Últimas Notícias

Produtores de biomassa se movimentam para votação do PL dos CBios na CME

Compartilhar

Depois de quatro anos de fora do direito a receber o Crédito de Descarbonização (CBios), mesmo sendo produtor direto da biomassa do biocombustível, o setor canavieiro, liderado pela Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), junto aos demais segmentos rurais (soja e milho…), acompanha, nesta quarta-feira (20), votação do Projeto de Lei (PL 3.149/20), que pode ajustar tal injustiça contida na Lei do RenovaBio. A votação, desta vez, será na Comissão de Minas e Energia (CME) da Câmara Federal, às 10h. O PL já foi aprovado na Comissão de Agricultura da Casa.

A Feplana adianta que os produtores das culturas agrícolas envolvidas de mais de 10 estados estarão na votação. O relator é o deputado federal Benes Leocádio (União-RN). O parlamentar, assim como diversos outros são favoráveis ao Cbios para o produtor da matéria-prima dos biocombustíveis brasileiros. “Dentre eles, o novo presidente da CME, o deputado federal Junior Ferrari (PSB-PA), e o seu vice presidente, Hugo Leal (PSD-RJ)”, diz Paulo Leal, presidente da Feplana.

No seu relatório, com apoio dos setores rurais, Benes defende que todas usinas, hoje únicas beneficiárias do recebimento dos CBios segundo o RenovaBio, devem pagar para os agricultores 80% desse crédito equivalente à biomassa fornecida a elas. Leal está confiante na aprovação da propositura, apesar da resistência do setor industrial, mesmo após tentativas de acordo.

Compartilhar

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
CBios
DestaqueÚltimas Notícias

CBIOs atingem nova mínima histórica e mercado passa a ser guiado por fundamentos, aponta análise

Os preços dos Créditos de Descarbonização (CBIOs) atingiram em 2026 os menores...

Últimas Notícias

Açúcar cristal segue pressionado no spot paulista com baixa liquidez e demanda cautelosa

O mercado spot de açúcar cristal operou em ritmo reduzido ao longo...

MercadoÚltimas Notícias

Etanol acumula novas quedas em São Paulo com demanda retraída e pressão de tancagem

Os preços do etanol anidro e hidratado seguiram em queda no mercado...

Últimas Notícias

Ometto avalia comprar terras da Radar em vez de capitalizar a Raízen, dizem fontes

Radar é a unidade de gestão de propriedades agrícolas da Cosan; segundo...