A produção de açúcar da Índia pode cair 2% em relação ao ano anterior, para 33,3 milhões de toneladas, no ano comercial de 2024/25, disse a Associação das Produtoras de Açúcar e Bioenergia da Índia (Isma) nesta terça-feira, 30, citando a redução das áreas de plantio em alguns estados devido à seca do ano anterior.
Um declínio na produção indiana de açúcar pode impedir que o segundo maior produtor mundial do adoçante realize exportações, o que daria suporte aos preços globais.
Espera-se que a produção caia no estado ocidental de Maharashtra e no vizinho Karnataka, que juntos respondem por mais da metade da produção total de açúcar da Índia, informou a Isma em um comunicado.
É provável que o país produza 33,3 milhões de toneladas de açúcar sem o desvio de açúcar para a produção de etanol na nova temporada a partir de 1º de outubro
No atual ano comercial, a produção de açúcar da Índia está estimada em 34 milhões de toneladas, incluindo o desvio de 2 milhões de toneladas de açúcar para a produção de etanol, disse a Isma.
A Índia restringiu o uso de açúcar na produção de etanol durante o ano comercial de 2023/24, que termina em 30 de setembro e também proibiu as exportações para manter os preços internos sob controle.
Os suprimentos na Índia são mais do que suficientes para atender ao consumo local de 29 milhões de toneladas, o que permitiria ao governo suspender os limites de desvio de açúcar para a produção de etanol e exportação de açúcar, disse a Isma.
Reuters/Rajendra Jadhav