Home Destaque ORPLANA esclarece processo de revisão do Consecana-SP e rebate desinformações
DestaqueÚltimas Notícias

ORPLANA esclarece processo de revisão do Consecana-SP e rebate desinformações

orplana
Foto Canavial/Ilustrativa (Crédito: Orplana)
Compartilhar

A Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (ORPLANA) emitiu um posicionamento oficial nesta quarta-feira (9 de abril de 2025) para esclarecer o andamento da revisão do modelo do Conselho dos Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Etanol do Estado de São Paulo (Consecana-SP). A entidade, que representa 35 associações e mais de 12 mil produtores em todo o país, buscou corrigir o que classifica como “informações desencontradas” divulgadas recentemente sobre o processo.

Segundo a ORPLANA, o estudo técnico encomendado à Fundação Getúlio Vargas (FGV) para subsidiar a revisão do modelo ainda não foi concluído. A entidade destacou que diversas reuniões já foram realizadas, com solicitações de aprofundamento em pontos específicos – especialmente em relação ao Capex industrial (investimentos em estrutura pelas usinas) – todas devidamente registradas em atas oficiais.

“Contrariando interpretações divulgadas recentemente, informamos que, até o dia 9 de abril de 2025, os estudos ainda não foram entregues em sua totalidade”, afirmou a organização em nota. A ORPLANA classificou como “infundada” qualquer afirmação de que estaria dificultando o avanço das negociações, reafirmando seu compromisso com “o rigor técnico necessário, transparência e equilíbrio entre os elos da cadeia produtiva”.

O processo de revisão segue um cronograma estabelecido pelo próprio Consecana-SP. Uma vez concluídos, os estudos da FGV serão submetidos à análise da diretoria do Conselho e, posteriormente, ao G8 – grupo técnico composto por membros da ORPLANA e da UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia), que poderá validar ou sugerir ajustes ao material.

A ORPLANA ressaltou seu “total interesse na conclusão célere dos estudos”, por entender que o processo é estratégico para o setor, mas deixou claro que não abre mão da necessária profundidade técnica. A organização também manifestou preocupação com o que chamou de “meias-informações ou versões unilaterais” sobre o andamento dos trabalhos, especialmente as veiculadas pela imprensa sem autorização formal.

O Consecana-SP é considerado um dos principais mecanismos de governança do setor sucroenergético paulista, responsável por estabelecer parâmetros para a remuneração da cana-de-açúcar. Seu modelo atual foi construído ao longo de anos com base em critérios técnicos e no diálogo entre produtores e indústria.

A ORPLANA finalizou seu comunicado reafirmando seu “compromisso com a governança, a transparência e a defesa incondicional dos interesses dos produtores de cana-de-açúcar”, além de destacar a importância de preservar “a integridade do modelo Consecana-SP – construído com base na confiança, no diálogo e na verdade”.

O setor aguarda agora a conclusão dos trabalhos pela FGV para dar sequência ao processo de revisão, que deve estabelecer novas diretrizes para as relações entre produtores e usinas no principal estado produtor de cana-de-açúcar do país.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preços do etanol ao produtor seguem firmes no início de janeiro

Um novo impulso adicional pode ser observado a partir da próxima semana,...

Últimas Notícias

Justiça do Trabalho extingue ação que pedia proibição do glifosato em Mato Grosso

O Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT-23) extinguiu a ação...

Últimas Notícias

Petróleo fecha em leve alta diante de situações no Irã e Venezuela

Os preços do petróleo fecharam em leve alta nesta segunda-feira, 12, com...

açucar
Últimas Notícias

Sinais de superávit global ampliado pressionam os preços do açúcar

Os preços do açúcar encerraram a segunda-feira em queda diante de sinais...