Home Últimas Notícias Cana-de-açúcar vira aliada terapêutica para pessoas em situação de rua em Três Lagoas
Últimas Notícias

Cana-de-açúcar vira aliada terapêutica para pessoas em situação de rua em Três Lagoas

A escolha da cana-de-açúcar não é aleatória. Estudos apontam que seus componentes naturais ajudam no controle da ansiedade, estabilizam o humor e fortalecem a saúde.
Compartilhar

Centro POP aposta em alternativa natural e de baixo custo para reduzir danos e promover acolhimento

Uma iniciativa inovadora do Centro POP, unidade da Secretaria Municipal de Assistência Social de Três Lagoas (MS), está apostando na cana-de-açúcar como ferramenta de acolhimento e cuidado para pessoas em situação de rua com dependência química. A proposta une cultivo, terapia e inclusão social, promovendo uma abordagem natural e de baixo custo para a redução de danos.

A ação funciona na prática: a cana é plantada e colhida pelos próprios usuários do serviço, em uma atividade que vai além da produção agrícola. O envolvimento com o cultivo promove senso de responsabilidade, bem-estar físico e emocional, além de estimular o vínculo com o espaço de acolhimento.

Segundo a coordenadora do Centro POP, Solange Sanxo, o projeto busca oferecer alternativas terapêuticas acessíveis e eficazes. “O objetivo é proporcionar atividades diferenciadas para pessoas em situação de rua com dependência química, transformando essas vivências em momentos de cuidado e reconstrução”, explica.

A escolha da cana-de-açúcar não é aleatória. Estudos apontam que seus componentes naturais ajudam no controle da ansiedade, estabilizam o humor e fortalecem a saúde, especialmente com o consumo do mel de cana e do caldo fresco — elementos que colaboram para a recuperação de um organismo fragilizado pelo uso de substâncias.

Além de nutritiva e acessível, a cana simboliza um gesto de acolhimento com respeito e dignidade. A proposta do Centro POP se insere em uma linha de atuação mais humanizada e criativa, que busca fortalecer vínculos, estimular a autonomia e abrir caminhos reais para a reinserção social.

Com informações Prefeitura de Três Lagoas

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preços do etanol ao produtor seguem firmes no início de janeiro

Um novo impulso adicional pode ser observado a partir da próxima semana,...

Últimas Notícias

Justiça do Trabalho extingue ação que pedia proibição do glifosato em Mato Grosso

O Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT-23) extinguiu a ação...

Últimas Notícias

Petróleo fecha em leve alta diante de situações no Irã e Venezuela

Os preços do petróleo fecharam em leve alta nesta segunda-feira, 12, com...

açucar
Últimas Notícias

Sinais de superávit global ampliado pressionam os preços do açúcar

Os preços do açúcar encerraram a segunda-feira em queda diante de sinais...