Home Últimas Notícias Coruripe promove reestruturação e anuncia novos líderes para finanças, operação agrícola e gestão de fornecedor
Últimas Notícias

Coruripe promove reestruturação e anuncia novos líderes para finanças, operação agrícola e gestão de fornecedor

Compartilhar

A Usina Coruripe anunciou, neste ano, uma série de mudanças estratégicas no quadro executivo, com o objetivo de fortalecer áreas-chave e ampliar a integração entre unidades. As alterações incluem a nomeação de Rafael Venâncio de Oliveira como diretor financeiro, Toni Santos como diretor agrícola e César Pimenta como gerente executivo de fornecedores.

Com mais de 20 anos de experiência em finanças — sendo quatro deles como gerente de planejamento e relações com investidores na própria Coruripe — Rafael Venâncio assume a diretoria financeira trazendo expertise em planejamento estratégico, gestão de riscos e governança.

“Minha trajetória na Coruripe me deu uma compreensão profunda da estratégia corporativa e da interlocução com stakeholders. Isso me permite conectar as demandas operacionais às expectativas do mercado, sustentando o crescimento com disciplina e visão de longo prazo”, afirma.

Entre as prioridades, Venâncio destaca o fortalecimento da disciplina financeira, a consolidação dos controles de gestão, o apoio a investimentos estratégicos e a melhoria contínua nos processos de gestão de risco. “A área financeira atua como agente viabilizador dos objetivos estratégicos definidos no plano corporativo, assegurando uma gestão eficiente de recursos e alinhada à disciplina de capital”, completa.

Operação agrícola ganha reforço e visão de futuro

O engenheiro agrônomo Toni Santos, especialista em gestão agrícola e com mais de duas décadas de experiência no setor sucroenergético, é o novo diretor agrícola da Coruripe. Com passagens por grupos como Raízen, BP Bunge Bioenergia e Odebrecht Agroindustrial, ele assume a missão de fortalecer a operação e preparar a companhia para um novo ciclo de crescimento.

“Assumir essa posição é uma decisão estratégica com propósito. A Coruripe tem ativos sólidos, potencial agrícola com maior possibilidade de exploração e metas de crescimento. É o momento ideal para contribuir com minha experiência e desenhar, junto ao time, o futuro da companhia no setor”, ressalta.

Entre as metas de curto prazo estão a recuperação da estabilidade no abastecimento de cana e a reestruturação do planejamento de colheita e transporte. Em médio e longo prazos, Santos mira a modernização da operação com uso de tecnologias, ampliação da área produtiva e formação de uma equipe técnica de alta performance.

Indicadores como produtividade, custo agrícola por tonelada entregue, previsibilidade na entrega e expansão da área irrigada e tecnologicamente equipada serão usados para medir o sucesso da gestão. “Não queremos só produzir mais. Queremos produzir melhor, com consistência e inteligência”, resume.

Gestão de fornecedores mais integrada

A reestruturação também atingiu a área de fornecedores de cana e arrendamentos, que ganhou uma estrutura própria, liderada por César Pimenta como novo gerente executivo. A função, antes subordinada à diretoria agrícola, agora se reporta diretamente à presidência, integrando a gestão das carteiras de fornecedores dos polos de Alagoas e Minas Gerais.

Com 22 anos de atuação na Coruripe e ampla experiência em planejamento e controle agrícola, Pimenta destaca que a unificação da gestão traz ganhos relevantes. “Com uma estrutura corporativa unificada, passamos a atuar com mais sinergia, padronização de processos e alinhamento de diretrizes, o que nos permite elevar o nível de eficiência e profissionalismo na gestão da área de fornecedores em todo o grupo.”

As prioridades incluem reforçar a governança na contratação de fornecedores e arrendamentos, padronizar práticas entre unidades, ampliar a previsibilidade nas relações comerciais e utilizar ferramentas digitais para mais transparência e agilidade.

“O fortalecimento do relacionamento com os fornecedores segue como foco central. A Coruripe já é reconhecida como empresa sólida e confiável. Agora, queremos reforçar essa confiança com ações que consolidem parcerias duradouras e tragam resultados concretos para todos”, conclui Pimenta.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Incêndio atinge usina da Atvos em Nova Alvorada do Sul (MS)

Chamas chegaram às esteiras de bagaço de cana-de-açúcar; fogo foi controlado pela...

raízen
Últimas Notícias

Raízen reconhece “incerteza significativa” sobre continuidade operacional

A Raízen informou em suas demonstrações financeiras do terceiro trimestre da safra 2025/26 que...

Últimas NotíciasDestaque

Raízen registra prejuízo de R$15,6 bilhões no 3T 25/26

Moagem da Raízen soma 70,3 mi t na safra, recua 9,3%, e...

Últimas Notícias

Fim do risco sacado (e não o E2G) explica disparada na dívida da Raízen

Empresa já trocou R$ 10,9 bilhões em operações de risco sacado por...