Home Edição 187 A TCH em 2017 será maior, igual ou menor que a de 2016?
Edição 187

A TCH em 2017 será maior, igual ou menor que a de 2016?

Compartilhar
200212.png
Ricardo%20recente.jpg
Ricardo Pinto, sócio-diretor da
RPA Consultoria

SERÁ MENOR

“Acredito que a produtividade agrícola dos canaviais do Centro-Sul em 2017 deverá ser menor do que em 2016. Isso acontecerá porque em 2017 os canaviais irão envelhecer mais um pouco, já que pouco foi o plantio em 2016. Outro ponto importante e que está relacionado ao envelhecimento dos canaviais é que as usinas e produtores vão querer em 2017 recuperar o plantio. Isso implicará em grande soma de canaviais comerciais que serão novamente usados para viveiros de plantios de cana de 18 meses, saindo da programação de colheita em 2017. Assim, sem saber ainda como será o comportamento das chuvas neste verão, já se pode antever uma TCH menor para 2017.”

perina.jpg
Ismael Perina, produtor de cana e
presidente da Câmara Setorial do
Açúcar e Álcool

SAFRAS PARECIDAS

“Acredito que pelas informações das principais empresas especializadas em projeções os números de produtividade da próxima safra até agora dão indicativos de uma safra muito próxima em relação a safra passada em termos de produtividade. Até o momento o clima está com muitas variações nas regiões, então, acredito que daqui mais algum tempo, as projeções certamente serão mais próximas da realidade. Janeiro e fevereiro são dois meses importantes para crescimento e desenvolvimento dos canaviais, portanto, vamos aguardar.”

Bruno%20Rangel%20Geraldo%20Martins%202%20(Regiane%20Alves-Neomarc).jpg

Bruno Rangel, presidente da Socicana

CONDIÇÕES DE CLIMA DEVEM TRAZER SAFRA MENOR

“Ainda é cedo para fazer uma análise mais precisa. No entanto, observando as características da safra anterior, os abalos que a soqueira sentiu pelo clima, a geada e um início de verão pouco chuvoso, acredito que teremos uma safra menor do que o ano de 2016.”

PRODUTIVIDADE PODE SER MELHOR

“Ainda é cedo para falar, mas no meu ponto de vista, se o clima continuar assim, vamos ter uma produtividade até um pouco melhor que a safra 2016. No entanto, temos que levar em consideração que a cana-de-açúcar tem o seu maior desenvolvimento entre dezembro e fevereiro, quando a cana ganha 1 t por ha/dia. Se houver água, calor e luminosidade, fatores fundamentais para o crescimento das canas, teremos bons resultados.”

Paulo Roberto Artioli, produtor de cana da Tecnocana

Carrara.JPG

Humberto Carrara, diretor Agroindustrial
da Usina São João de Araras

MENOR, SEM DÚVIDA

“Menor, sem dúvida! Primeiramente pela quase ausência total de cana bis, pelo envelhecimento dos canaviais devido a baixa taxa de renovação das safras passadas e pela baixa incidência de luz e temperatura até dezembro de 2016. Outro ponto a considerar é o elevado ataque de sphenophorus nas áreas bisadas em 2015, onde houve expansão e multiplicação da praga sem o efetivo controle.”

TCH SERÁ IGUAL

“O aumento da idade média do canavial e o clima melhor até agora mostram que teremos uma TCH igual a de 2016.”

Cassio Paggiaro, diretor Agrícola da Clealco

UM POUCO MAIOR

“Como ainda tínhamos variedades com problemas de ataque de ferrugem e sua produção estava comprometida, sistematizamos as áreas para uma melhor colheita. Como o preço para as duas próximas safras é atraente, fizemos plantio de ano para ter cana já nessa próxima safra. Sendo assim, acreditamos que teremos uma TCH um pouco maior.”

Rafael de Andrade Neto, diretor Agrícola da Usina Pitangueiras

luiz%20correa%20carvalho%20caio.JPG

Luiz Carlos Correa Carvalho, diretor
da Canaplan

CLIMA E ENVELHECIMENTO REDUZ SAFRA

“A TCH será menor na nossa análise face ao envelhecimento do canavial e as consequências dos efeitos climáticos e de doenças e pragas de 2016.”

P%c3%a1dua%20Ethanol%20Summit.JPG

Antonio de Padua Rodrigues,
diretor técnico da Unica

UM POUCO MENOR

“A TCH desta safra será menor, afetada principalmente pelo envelhecimento do canavial, além de outros fatores como a geada em 2016 e o déficit hídrico em períodos da safra 2016/17. Um clima favorável nos próximos meses, principalmente de janeiro a abril, pode minimizar estes efeitos, levando a uma produtividade próxima a de 2016.”

Manoel%20Ortolan.JPG

Manoel Ortolan, presidente da Canaoeste

APOSTO EM TCH MAIOR

“Tendo em vista a perspectiva de boa intensidade de chuvas até abril e o encerramento da safra 2016/17 mais cedo para a maioria das usinas da região Centro-Sul, a TCH deverá ser maior na safra 2017/18.”

Compartilhar
Artigo Relacionado
Edição 187

O amor como a melhor estratégia

Natália Cherubin Segundo Mizutani, ao longo dos seus 30 anos de Cosan,...

Edição 187

Por dentro da usina

  CERES tem AVAL DA CTNBIO PARA LIBERAÇÃO PLANEJADA DE CANA TRANSGÊNICA O...

Edição 187

Atualidades jurídicas

DIREITO TRIBUTÁRIO LEI QUE ALTERA COBRANÇA DO ISS FOI SANCIONADA E ENTROU...

Edição 187

Fora do expediente

Redação Com a correria do dia a dia e com tantos compromissos...