Últimas Notícias
Acordo com UE prevê cotas maiores para produtos do Brasil, incluindo açúcar e etanol
O acordo formalizado nesta sexta-feira, 6, entre União Europeia e Mercosul prevê tarifas zero para alguns produtos agropecuários brasileiros e cotas que permitem exportações em melhores condições para outros, disse o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.
“Há 25 anos nós buscávamos esse acordo, que é muito importante para a nossa agropecuária. Este acordo prevê mais liberdade comercial”, destacou Fávaro em uma gravação enviada pelo ministério à imprensa.
Ele disse que o acordo prevê “zero tarifa” para frutas, café e outros produtos agropecuários brasileiros. Além disso, citou cotas “importantes” para açúcar, carne de frango, carne bovina e etanol.
“Nós vamos mostrar a nossa competência em poder acessar esse mercado tão importante que é a União Europeia…”, afirmou ele, lembrando que a implementação do acordo está prevista para os próximos meses. “E aí (vamos) aproveitar as oportunidades econômicas.”
Com base em comunicado divulgado pelo Ministério da Agricultura, o açúcar terá cota de 180 mil toneladas com tarifa intracota zero quando passar a vigorar o acordo, que será assinado somente quando o texto passar por revisão jurídica e for traduzido nos idiomas dos países.
Para etanol, serão 450 mil toneladas de etanol industrial, sem tarifa dentro da cota e outras 200 mil toneladas de etanol para outros usos (inclusive combustível), com intracota de um terço da tarifa aplicada, e volume crescente em seis estágios, de acordo com documento divulgado pelo governo brasileiro.
O milho e o sorgo terão 1 milhão de toneladas, com intracota zero na entrada em vigor do acordo, também com volumes crescentes em seis estágios.
Reuters
Cadastre-se e receba nossa newsletter