Home Últimas Notícias Acordo com UE prevê cotas maiores para produtos do Brasil, incluindo açúcar e etanol
Últimas Notícias

Acordo com UE prevê cotas maiores para produtos do Brasil, incluindo açúcar e etanol

Compartilhar

O acordo formalizado nesta sexta-feira, 6, entre União Europeia e Mercosul prevê tarifas zero para alguns produtos agropecuários brasileiros e cotas que permitem exportações em melhores condições para outros, disse o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

“Há 25 anos nós buscávamos esse acordo, que é muito importante para a nossa agropecuária. Este acordo prevê mais liberdade comercial”, destacou Fávaro em uma gravação enviada pelo ministério à imprensa.

Ele disse que o acordo prevê “zero tarifa” para frutas, café e outros produtos agropecuários brasileiros. Além disso, citou cotas “importantes” para açúcar, carne de frango, carne bovina e etanol.

“Nós vamos mostrar a nossa competência em poder acessar esse mercado tão importante que é a União Europeia…”, afirmou ele, lembrando que a implementação do acordo está prevista para os próximos meses. “E aí (vamos) aproveitar as oportunidades econômicas.”

Com base em comunicado divulgado pelo Ministério da Agricultura, o açúcar terá cota de 180 mil toneladas com tarifa intracota zero quando passar a vigorar o acordo, que será assinado somente quando o texto passar por revisão jurídica e for traduzido nos idiomas dos países.

Para etanol, serão 450 mil toneladas de etanol industrial, sem tarifa dentro da cota e outras 200 mil toneladas de etanol para outros usos (inclusive combustível), com intracota de um terço da tarifa aplicada, e volume crescente em seis estágios, de acordo com documento divulgado pelo governo brasileiro.

O milho e o sorgo terão 1 milhão de toneladas, com intracota zero na entrada em vigor do acordo, também com volumes crescentes em seis estágios.

Reuters

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Petrobras reduz preço do diesel em R$ 0,12 por litro a partir desta sexta-feira

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (17) uma redução de R$ 0,12 por...

Últimas Notícias

Uso de irrigação por gotejamento avança e ganha protagonismo na Agrishow 2025

A Agrishow, uma das maiores vitrines do agronegócio mundial, mais uma vez...

OpiniãoÚltimas Notícias

Raízen em jejum de lucro e dieta de otimismo: Cosan vende, Shell observa e o mercado

Em 2021, a Raízen estreou na B3 com pompa e circunstância, como...

Últimas Notícias

Atvos afirma que está atenta a novas oportunidades, mas não confirma compra de usinas da Raízen

A Atvos, empresa controlada pelo fundo Mubadala Capital, estaria considerando apresentar uma...