Home Sem categoria Açúcar: moagem tem alta de 88% a 2 semanas do fim da safra
Sem categoria

Açúcar: moagem tem alta de 88% a 2 semanas do fim da safra

A safra 2020/21 poderá chegar a uma moagem de 600 milhões de t de cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil, segundo projeta a consultoria Agroconsult.
Compartilhar

As usinas da região Centro-Sul do país processaram 88% mais cana-de-açúcar na primeira quinzena de março em relação ao mesmo período do ano passado, apontam dados recém-divulgados pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

Segundo o levantamento, a moagem nas unidades que concentram em torno de 90% da produção nacional foi de 2,99 milhões de toneladas, diante de 1,59 milhão registrado há um ano.

Parte desse saldo contabilizou a produção das usinas que anteciparam a colheita em março, como aconteceu na região de Ribeirão Preto (SP), um dos principais polos sucroenergéticos do país.

A safra 2020/2021 começa oficialmente no próximo mês. A expectativa é de que, até 15 de abril, 198 usinas estejam em operação, número 26% maior do que no mesmo período do ano passado.

O banco de dados também aponta altas expressivas na produção de etanol hidratado e de açúcar este mês. Com 90% do mix nas usinas, o combustível teve alta de 67% em comparação com a parcial na safra passada, com 243,76 milhões de litros produzidos, volume considerado recorde .

Com apenas 10% dos mix no período, o açúcar totalizou 40,83 mil toneladas, número 349% maior que na primeira quinzena de março de 2019.

A safra até aqui

Às vésperas do fim do ciclo 2019/2020, a safra atual acumula alta de 2,98% na cana processada, com um total de 582,92 milhões de toneladas na região Centro-Sul, com um mix predominante para o etanol, em 65,6%.

Com 32,79 bilhões de litros, o volume de combustível processado pelas usinas já é recorde e passa em 2,20 bilhões, ou 7,29%, o produzido no ciclo anterior.

Especialistas do setor sucroenergético projetam para o término desta safra uma moagem total de 588,6 milhões de toneladas. Para o ciclo 2020/2021, que começa em abril, a projeção é de que esse volume tenha um incremento de até 3%,.com uma moagem entre 596 milhões de toneladas e 604,5 milhões de toneladas da matéria-prima.

Problemas de produção em países da Ásia e da América Latina podem aumentar a participação do açúcar para até 41,5%.do mix das usinas do Centro-Sul em relação ao etanol a partir deste ano, com 32,5 milhões de toneladas.

Mesmo com um cenário de pandemia do novo coronavírus, as empresas têm conseguido operar normalmente, diz Rodrigues.

“Nossa expectativa é de que não tenhamos problemas. O canavial está pronto, as máquinas estão prontas,.as indústrias estão prontas. Não havendo nenhum impedimento legal para que se inicie essa safra,.a nossa expectativa é que vamos ter uma boa safra”, afirma o diretor técnico da Unica.

Mas. Desse modo.Mas. Desse modo.Mas. Desse modo.

Compartilhar

Episódio 24: A irrigação será indispensável para o futuro da cana-de-açúcar?

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Renovabio
Sem categoria

MME abre consulta pública sobre metas de descarbonização do RenovaBio para 2026-2035

O Ministério de Minas e Energia (MME) abriu nesta quinta-feira (11) a...

MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...