Home Últimas Notícias Açúcar: preços sobem enquanto preocupações com oferta global estimulam compras de fundos
Últimas Notícias

Açúcar: preços sobem enquanto preocupações com oferta global estimulam compras de fundos

açúcar
Compartilhar

Os preços do açúcar subiram acentuadamente na segunda-feira e registraram máximas em uma semana. As preocupações com a oferta global de açúcar desencadearam a compra de futuros de açúcar por fundos e estão a apoiar os preços. Na terça-feira passada, a Federação Nacional de Fábricas Cooperativas de Açúcar informou que a produção de açúcar da Índia de 1º de outubro a 31 de dezembro caiu 7,6%  para 11,2 milhões de toneladas.

Assim, os contratos futuros do açúcar bruto negociados na ICE subiram 3%. Os contratos com vencimento em março subiram 0,63 centavo de dólar, para 21,74 centavos de dólar por libra-peso. Já o contrato de açúcar branco com vencimento em março subiu 2,4%, para US$ 621,70 por tonelada.

A produção reduzida de açúcar na Índia é um fator de alta. O Departamento de Meteorologia da Índia disse que as chuvas de monções deste ano (junho-setembro) foram 6% abaixo da média, as chuvas de monções mais fracas em 5 anos. A Associação Indiana de Usinas de Açúcar (ISMA) informou na segunda-feira que a produção de açúcar da Índia em 2023/24, de 1º de outubro a 15 de dezembro, caiu 10,7% para 7,41 milhões de t.

Para o ano de comercialização completo, a ISMA previu em 15 de dezembro a produção de açúcar da Índia em 2023/24 em 32,5 milhões de toneladas, uma queda de -11,2% em relação aos 36,6 milhões de toneladas em 2022/23. Em Outubro, a Índia prolongou as restrições às exportações de açúcar a partir de 31 de Outubro até novo aviso, numa tentativa de manter o abastecimento interno adequado. A Índia permitiu que as usinas exportassem apenas 6,1 milhões de toneladas de açúcar durante a temporada 2022/23, até 30 de setembro, depois de permitir que exportassem um recorde de 11,1 milhões de toneladas na temporada anterior.

Em 26 de dezembro, o açúcar de Nova York registrou o menor nível em 10 meses, uma vez que os preços foram atingidos nas últimas seis semanas depois que o Brasil aumentou sua produção de açúcar. Na terça-feira passada, a Unica informou que a produção de açúcar Centro-Sul do Brasil aumentou +205% a/a na primeira quinzena de dezembro e que a produção de açúcar na safra 2023/24 até meados de dezembro aumentou +25,2% a/a para 41.746 MMT. Enquanto isso, o Brasil exportou 3,7 milhões de toneladas de açúcar em novembro, marcando um novo recorde para o mês.

As pressões de liquidação comprada pesaram sobre os preços do açúcar, já que o relatório do Compromisso Semanal dos Traders (COT) da última sexta-feira mostrou que os gestores de recursos reduziram suas posições compradas líquidas de açúcar no London ICE para uma baixa de 22 meses de 9.534 na semana encerrada em 2 de janeiro.

Um fator negativo para o açúcar foram as notícias recentes de que o Ministério da Alimentação da Índia orientou as usinas de açúcar locais a pararem de usar suco e xarope de cana-de-açúcar para produzir etanol no ano de fornecimento de 2023/24 para aumentar as reservas de açúcar. Especialistas em commodities do Green Pool disseram que isso poderia adicionar 2 milhões de toneladas de açúcar ao abastecimento interno da Índia.

Com informações da Barchart

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preço do petróleo cai diante de sinais de excesso de oferta

Os preços do petróleo caíram nesta terça-feira, 28, devido a temores de...

Últimas Notícias

Açúcar renova mínimas em Nova York e Londres diante de expectativa de superávit global

Os preços do açúcar ampliaram a queda nesta terça-feira, 28, renovando mínimas...

Últimas Notícias

Professora e aluno de Goiás desenvolvem tecido a partir do bagaço da cana

Um projeto que une experimentação científica e sustentabilidade vai representar Goiás em...

Últimas Notícias

Copersucar anuncia sucessão planejada na presidência do conselho de administração

A Copersucar anunciou processo de sucessão da posição de presidência do conselho...