APP gratuito previne acidentes com abelhas no uso de defensivos agrícolas

Aplicativo desenvolvid0 pela Colmeia Viva conecta agricultores, apicultores e prestadores de serviços, recebe atualizações contínuas e tem adesão significativa na fronteira agrícola

Novo APP gratuito, desenvolvido pelo Movimento Colmeia Viva, como parte de seu Plano Nacional de Ações, focado na proteção de abelhas durante aplicações de defensivos agrícolas, já esta disponível nas lojas virtuais IOS e Google, em versão atualizada .

O Colmeia Viva APP é um aplicativo que conecta agricultores e apicultores vizinhos para troca de informações no ambiente digital. “O agricultor avisa quando haverá tratamento de lavouras e o apicultor informa a localização de colmeias”, resume Rhaissa Michievichy, engenheira agrônoma do Colmeia Viva.

LEIA TAMBÉM

Usina disponibiliza álcool para descontaminação na saúde pública

De acordo com ela, o entendimento entre o agricultor e o apicultor é a chave para proteger abelhas e insetos polinizadores frente aos tratamentos de culturas agrícolas. “O APP consiste numa ferramenta estratégica para identificar áreas nas quais poderá haver sobreposição de atividades agrícolas e apícolas. Ações coordenadas são mais bem-sucedidas e os benefícios econômicos compartilhados entre agricultores e apicultores”, diz a agrônoma.

Cana-de-açúcar lidera uso do APP

Conforme Rhaissa Michievichy, o Colmeia Viva APP vem sendo empregado com sucesso pouco tempo depois de lançado, sobretudo na fronteira agrícola da cana-de-açúcar. A meta do movimento, enfatiza ela, é buscar adesão de outras culturas que fazem fronteira com a apicultura, como por exemplo, a soja, milho, algodão, hortifruticultura e outras culturas de relevância econômica no País.

Segundo o coordenador do Colmeia Viva, Daniel Espanholeto, o aplicativo se soma a um conjunto de recursos de suporte desenvolvido pelo Colmeia Viva nos últimos anos, com intuito central de estabelecer diálogo entre agricultores e apicultores. “Este modelo de ação contribui na construção de uma relação sustentável entre agricultura e apicultura”, entende Espanholeto. Ele enfatiza que o Colmeia Viva entrou em seu sexto ano de empreendedorismo, com redução significativa na mortalidade de abelhas informada aos canais do movimento.

De acordo com Espanholeto, desde janeiro último o Movimento Colmeia Viva investe em iniciativas que visam a elevar o número de empresas do agronegócio conectadas a apicultores. “Temos andado o País todo para agregar a essa relação engenheiros agrônomos, especialistas em agricultura, apicultura, meio ambiente e aviação agrícola. Quando as aplicações ocorrem de maneira correta, evitam-se acidentes com abelhas.”

Além disso, Espanholeto reforça o Colmeia Viva realiza, há cinco anos, treinamentos customizados sobre boas práticas atreladas a defensivos agrícolas e à formalização de pastos apícolas. Esses eventos, gratuitos, diz ele, têm ocorrido em diferentes pontos da fronteira agrícola nacional, nas sedes de empresas, sindicatos, associações e entidades de classe, por exemplo.

Assistência Técnica

O Plano de Ação Nacional do movimento conta também com um serviço de Assistência Técnica altamente capacitado para orientar agricultores e apicultores, acessível pelo telefone 0800 771 8000.

No site Colmeia Viva (www.colmeiaviva.com.br), estão ao alcance dos produtores, outros serviços como o Manual de Boas Práticas e um Infolab.