Home Últimas Notícias Brasil terá primeira usina de etanol de trigo
Últimas Notícias

Brasil terá primeira usina de etanol de trigo

Compartilhar

Uma grande usina de etanol a partir do trigo será construída no Brasil. O projeto, ainda inédito no Brasil, será realizado por uma das maiores produtoras de biocombustíveis do país, a BSBios. De acordo com o seu presidente-executivo Erasmo Battistella para a Reuters, mesmo com a produção de etanol não haverá redução na oferta de alimentos.

A unidade da BSBios deve entrar em operação no segundo semestre de 2024 no Rio Grande do Sul, hoje maior produtor de trigo do país e produzirá 111 milhões de litros de etanol na primeira fase do projeto.

Em entrevista, o CEO da companhia afirmou que o projeto ressalta sua confiança de que os agricultores vão expandir a área e a produção de trigo, reduzindo a dependência das importações e criando um mercado doméstico ainda maior para o cereal. A previsão é que o Brasil produza uma safra recorde de 9 milhões de toneladas este ano, com os produtores semeando a maior área em 32 anos.

Battistella observou que sua fábrica aumentará a oferta de alimentos, pois também venderá grãos secos de destilaria, um subproduto da produção de etanol usado como ração para o gado. “Não quero que ninguém olhe para nossa empresa e diga: você está tirando nosso pão de cada dia da mesa! Quero que digam: vocês estão ajudando a aumentar a oferta de carne, leite e ovos e barateando os alimentos por meio deste projeto”, disse à Reuters.

O governo também está contando com pesquisas para impulsionar o “trigo tropical” no bioma Cerrado, considerado uma nova fronteira da agricultura de trigo. O clima mais quente e seco do Cerrado exige que as plantas sejam adaptadas, e plantar trigo ali é visto como fundamental para que o país sul-americano se torne autossuficiente em 10 anos, uma meta do governo.  Além disso, o Brasil recentemente começou a testar uma variedade de trigo geneticamente modificado resistente à seca no Cerrado em parceria com a Argentina.

Com informações da Reuters

Compartilhar

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
DestaqueÚltimas Notícias

Copersucar apresenta BioRota, maior operação de logística sustentável movida a biometano do Brasil

Projeto já substituiu 5 milhões de litros de diesel e evitou emissão...

Últimas Notícias

Licenças para projetos de biometano crescem mais de 235% em São Paulo em 2025

Interior paulista concentra 94% das iniciativas, com avanço puxado pelos setores de...

Últimas NotíciasOpinião

O Brasil entende mesmo o papel do agro num mundo instável?

João Guilherme Ometto* Estudo publicado pela Organização das Nações Unidas para a...

Últimas Notícias

ISO prevê que mercado global de açúcar entre em déficit em 2026/27

A Organização Internacional do Açúcar (ISO, na sigla em inglês) espera que...