Home Últimas Notícias CEA-IAC e Coopercitrus fazem parceria para tornar acessível tecnologia de aplicação por drones a agricultores do estado
Últimas Notícias

CEA-IAC e Coopercitrus fazem parceria para tornar acessível tecnologia de aplicação por drones a agricultores do estado

Compartilhar

Cada vez mais comum no Brasil, tratamento de lavouras pelo emprego do equipamento demanda conhecimentos centrais para ter efetividade

Uma das referências na América Latina no desenvolvimento de tecnologia de aplicação e segurança nas operações com agroquímicos, o Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), firmou recentemente uma parceria com a Coopercitrus. A cooperativa sediada em Bebedouro e o órgão, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, unem esforços para levar a pequenas e médias propriedades a tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas por drones.

Com apoio da Coopercitrus, que forneceu equipamentos e capacitação técnica à equipe do CEA-IAC, localizado na cidade de Jundiaí, uma equipe especializada inicia agora ensaios de pesquisa com a participação de produtores rurais e colaboradores destes. O projeto terá início logo após a Agrishow, em áreas produtivas do Circuito das Frutas, no entorno de Jundiaí.

Em seguida, chegará a propriedades geridas por cooperados da Coopercitrus nas culturas de soja, milho, citros e cana-de-açúcar, sobretudo, segundo informa o coordenador do projeto, o pesquisador científico Hamilton Ramos, também diretor do CEA-IAC.

“O ‘Programa Drones SP’ foca na apresentação de características básicas da tecnologia de aplicação e no uso do equipamento em pequenas e médias propriedades. Abrange eventos e ‘dias de campo’ centrados em conceitos da tecnologia de aplicação de agroquímicos por drones: volume de calda, taxa de cobertura, tamanho de gotas, condições climáticas, deriva de produtos, compatibilidade de insumos e segurança”, exemplifica Ramos.

“Como se trata de uma tecnologia nova, o objetivo é estender informações de qualidade, que permitam ao produtor e a seus colaboradores obter eficácia no uso do drone para controlar, com segurança, às pragas, doenças e plantas daninhas”, continua o pesquisador.

“De agora aos próximos anos, a tendência é a de que esses equipamentos se consolidem nas propriedades, para aplicar agroquímicos ou outras finalidades. Ao dominar a tecnologia, o produtor tende a ser mais bem-sucedido em produtividade e rentabilidade”, complementa Ramos.

Sediada no município paulista de Bebedouro, a Coopercitrus é a principal cooperativa do Estado de São Paulo na área de comercialização de insumos, máquinas e implementos agrícolas, e também uma das maiores do Brasil. Conta com mais de 60 filiais, apoio técnico e estruturas para atendimento nas diferentes culturas agrícolas, nos estados de SP, MG e GO. A carteira de associados da Coopercitrus reúne hoje mais de 35 mil agropecuaristas.

O Centro de Engenharia e Automação do IAC é parte da história da modernização da agricultura brasileira.  Em uma área de 110 mil m², ao pé da Serra do Japi, desenvolve pesquisas e presta serviços nas áreas de mecanização, agricultura regenerativa, meio ambiente e segurança no manuseio de agroquímicos. Conduz, hoje, mais de 30 projetos de ponta nas culturas de uva, cana-de-açúcar, agricultura por imagem e tecnologia de aplicação de agroquímicos.

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Segmento de irrigação sai otimista da feira Agrishow neste ano

Empresas do setor de irrigação avaliam que o segmento tem se mostrado...

Últimas Notícias

Açúcar mantém preços firmes no spot paulista mesmo com baixa liquidez no fim de abril

Postura cautelosa de compradores limita negócios, enquanto cenário externo e mix para...

Últimas Notícias

Etanol inicia safra 2026/27 com preços em queda e aumento da oferta no Centro-Sul

Avanço da moagem e demanda enfraquecida pressionam cotações, enquanto comercialização segue pontual,...

crédito rural
Últimas Notícias

Ministro da Agricultura critica bloqueio de crédito rural sem defesa

O ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, criticou nesta segunda-feira,...