Conecte-se conosco
 

Destaque

CMAA projeta moer 9 milhões de t na safra 2021/22

Publicado

em

CMAA
Por Natália Cherubin

A CMAA — Companhia Mineira de Açúcar e Álcool, grupo sucroenergético com três unidades instaladas no triângulo mineiro, começa a safra 2021/22 com expectativa de moer 9 milhões de t, um crescimento de 16%, se comparado a safra anterior, quando moeu 7,7 milhões de t.

De acordo com Carlos Eduardo Turchetto Santos, CEO da CMAA, desde a primeira safra, em 2010, a companhia vem crescendo 20% ao ano. “Com certeza é a maior média de crescimento do setor em dez anos.”

A expectativa é que em 2022 a companhia atinja sua capacidade de moagem, de 10 milhões de t. (Foto/Divulgação: Unidade Vale do Pontal da CMAA).

Esse crescimento, de acordo com o CEO da CMAA, se dá por aumento da capacidade de moagem e expansão de canaviais. “Fizemos duas aquisições nesse período, a usina Canápolis e a usina Vale do Pontal. Além das nossas duas aquisições temos a unidade Vale do Tijuco que foi nosso greenfield”, adiciona.

Leia também: Raízen pode realizar um dos maiores IPOs da Bolsa brasileira  

A CMAA tem hoje, em suas três unidades, uma capacidade instalada para moer 10 milhões de t, produzir 2.700 m3/dia de etanol e 4 mil t/dia de açúcar, com 125 MW de cogeração.

Segundo Santos, a unidade Vale do Tijuco, localizada próxima Uberlândia, MG, cresceu de 1 milhão de toneladas em 2010 para 5 milhões de toneladas em 2020.

Canaviais e expansão

O clima mais seco afetou muito a região Sudeste em 2020, o que deverá causar impactos na produtividade dos canaviais de grande parte de usinas e produtores de cana. No entanto, especificamente no triângulo mineiro, a seca foi menos severa e, segundo o CEO da CMAA, seus canaviais estão apresentando um ótimo visual.

“Acreditamos que vamos ter uma boa safra”, disse Santos sem revelar a expectativa para a média de TCH e ATR das unidades do grupo.

O ritmo de crescimento da moagem do grupo se dá pelos investimentos pesados em expansão dos canaviais ao longo dos anos. Hoje, segundo o CEO, a companhia tem aproximadamente 130 mil hectares de cana nas três unidades.

A CMAA tem aproximadamente 130 mil hectares de cana nas três unidades.

“Nossa expectativa é de moer 10 milhões de toneladas na próxima safra 2022. E nosso foco é 100% na agrícola. Colocamos muita energia para ter um canavial produtivo”, afirma Santos.

Ele revela que a empresa faz “o arroz com feijão” bem feito, ou seja, usam todas as tecnologias disponíveis. “No campo devemos fazer a coisa certa na hora certa.”

Max sugar

A companhia, desde a safra passada, vem optando por um mix com mais açúcareiro. Aproximadamente 60% da cana-de-açúcar é direcionada para a produção de açúcar.

Apesar do mix mais forte para o adoçante, o CEO da CMAA não revelou quanto do açúcar já foi fixado no mercado para este ano.

Canápolis

Em meio a pandemia, a CMAA, empresa de capital aberto (Categoria B), abriu as portas da Unidade Canápolis, antiga Triálcool, e incrementou sua capacidade de moagem. Na unidade é possível hoje moer 2 milhões de toneladas de cana.

Com a abertura da usina, a companhia gerou 1.000 empregos diretos e 4.000 indiretos na região da cidade de Canápolis, MG.

A unidade havia sido comprada em 2017 pelos sócios da CMAA, representados pelos grupos JF Citrus e IndoAgri.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading
Publicidade