Home Últimas Notícias CNA discute demandas para setor de cana-de-açúcar
Últimas Notícias

CNA discute demandas para setor de cana-de-açúcar

Sugar cane plantation in Brazil. It is used for producing biofuel (Ethanol Alcohol), Cachaça, Garapa, Pinga, Melado, Sugar, ant it`s residues, to produce a rich biomass for power generation.
Compartilhar

Comissão Nacional se reuniu na terça (28)

A Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar da CNA tratou, na terça (28), das demandas para a cadeia produtiva em 2023 e as perspectivas para a próxima safra.

Os participantes apontaram alguns temas que precisam receber atenção esse ano como a melhoria nos recursos para a produção de cana, principalmente para os pequenos e médios produtores, questões fundiárias e a reforma tributária.

O presidente da comissão, Nelson Perez Júnior, ressaltou a importância de se criar um índice voltado à melhoria da remuneração dos produtores rurais. “Temos que pensar em uma solução, como um índice indexador, para balizar os preços e oferecer uma remuneração mais justa para o produtor de cana”.

Além disso, a comissão pretende continuar o trabalho em pautas prioritárias para o setor, como a busca pela garantia e segurança jurídica da participação dos produtores independentes nas receitas geradas pelos Créditos de Descarbonização (CBios).

Outros temas também estão sendo mapeados como a promoção e competitividade de biocombustíveis e o fomento à geração de energia elétrica com uso de resíduos de cana e seguro rural.

A comissão discutiu ainda a projeção da safra com a apresentação do técnico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rafael Fogaça. Segundo ele, é possível ter variações nas estimativas desde o último levantamento feito pela Conab em novembro de 2022 e publicado em dezembro.

A principal mudança foi no estado de São Paulo, que retomou a produtividade devido à melhora nas condições climáticas. A previsão para o fechamento da safra é de um aumento de 25 milhões de toneladas de cana em relação ao ciclo anterior, que foi de 578 milhões. O quarto e último levantamento será publicado em 19 de abril.

Em relação à safra 2023/2024, Fogaça disse que a Conab vai iniciar o levantamento agora em março e publicar a primeira estimativa no dia 26 de abril.

Com informações da Assessoria de Comunicação CNA

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Recuperação da Raízen acende alerta para produtores de cana às vésperas da nova safra

Empresa de açúcar, etanol e distribuição de combustíveis busca renegociar R$ 65,1...

Últimas Notícias

Caramuru aposta em B16 em 2026 e aguarda aval do BNDES para usina de etanol de milho

A Caramuru Alimentos acredita na implementação do B16 ainda em 2026, ou...

Últimas Notícias

Bancos pressionam Cosan por melhores termos em relação à Raízen, segundo fontes

Alguns bancos brasileiros com exposição à Raízen passaram a pressionar a controladora...