A bonificação e ajuda de custo na nova safra para o canavieiro vinculado à Cooperativa do Agronegócio dos Fornecedores de Cana (Coaf), gestora da antiga usina Cruangi em Timbaúba, será deliberado em assembleia na segunda-feira (13). Cotas sociais e outros temas também serão tratados.
Nesta segunda-feira (13), semanas após aprovar a distribuição de R$ 8 milhões das sobras do faturamento da Coaf na última safra, a cooperativa promove nova assembleia para os 1,7 mil cooperados decidirem sobre a aprovação da tabela de Bonificação e Ajuda de Custo para a nova safra. O encontro, que será realizado na Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), às 10h, ainda deve aprovar o regimento interno da Coaf. Outros assuntos serão deliberados, como regras de valorização e fidelização do cooperado para o envio da sua produção de cana à usina.
“Este será mais um importante passo para o futuro não somente da Coaf, mas da manutenção do setor canavieiro em PE, sobretudo dos pequenos e médios que, acredito, só sobreviverão através do cooperativismo”, fala Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP e da Coaf. A assembleia tratará ainda da regulamentação do prazo e condições para integralização das cotas sociais e responsabilização do cooperado que provocar algum prejuízo para a cooperativa.
A deliberação ainda servirá para decidir critérios gerais para pagamento das sobras do faturamento da Coaf para aquele cooperado que tem pendências financeiras na entidade, aproveitamento da vinhaça da usina pelo cooperado interessado, exclusão do cooperado que não fornecer cana a usina Coaf e outros assuntos administrativos.