Conecte-se conosco
 

Bioenergia

Comercialização de CBios para distribuidoras aumenta; entenda o porquê

Publicado

em

Nos primeiros 15 dias de setembro, o estoque de CbBios (Créditos de Descarbonização) na bolsa aumentou 1,11 milhão e registrou recorde de negociação com os distribuidores de combustíveis.

Nesse período, a parte obrigada adquiriu 321,16 mil créditos, volume superior a toda quantidade negociada nos últimos 4 meses. O preço médio negociado pelo crédito variou entre R$ 19,75 e R$ 24.

Desde o final de abril, 657,97 mil CBios ou 8,1% do estoque disponível de créditos foram negociados. Do montante, 618,23 mil créditos foram comprados por distribuidoras e 39,74 mil pela parte não obrigada, ou seja, agentes que compraram os CBios voluntariamente com intuito de reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) de suas atividades.

“Começamos a acompanhar a movimentação do mercado de CBios motivada pela publicação das metas revisadas para o ano de 2020. O importante neste momento é que o RenovaBio entre de fato em operação, tornando realidade uma das maiores políticas de descarbonização dos transportes do mundo”, avalia Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar.

De acordo com os dados publicados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), desde o início do RenovaBio, no final de dezembro de 2019, até 9 de setembro de 2020, foi registrada a emissão de lastro para 8,54 milhões de CBios (soma dos CBios escriturados e dos pré-CBios das Notas Fiscais já validadas), o que representa quase 60% da meta oficial para o ano de 2020. Desse total lastreado pela agência, cerca de 8,10 milhões de créditos já se encontram disponíveis para negociação na B3.

Metas de CBios

No último dia 10, o Ministério de Minas e Energia (MME) publicou no Diário Oficial da União a revisão da meta compulsória para 2020 de 14,5 milhões de CBios, uma redução de 50% motivada pelos impactos da pandemia do novo coronavírus no mercado de combustíveis.

O estabelecimento do volume de CBios para o ano foi determinante para destravar a comercialização com a parte obrigada. A meta de 2021 ficou estabelecida em 24,8 milhões de CBios, redução de 41% em relação à proposta inicial.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading
Publicidade