Home Últimas Notícias Cotações de milho sobem com colheita acelerada
Últimas Notícias

Cotações de milho sobem com colheita acelerada

Compartilhar

Nas semanas de julho, o mercado de milho em São Paulo e em outras regiões produtoras do Brasil passaram por mudanças significativas. A combinação de um avanço acelerado na colheita e de recentes aumentos dos preços internacionais e da moeda norte-americana têm influenciado os planos de venda e os preços no mercado interno.

Na semana de 8 a 14 de julho, a colheita da segunda safra de milho estava adiantada, com estados como Mato Grosso e Paraná já tendo colhido mais da metade de suas áreas. A comercialização no mercado spot permanecia lenta. Consumidores priorizavam o recebimento de milho negociado antecipadamente ou adquiriram apenas lotes pontuais, o que levou a uma queda nos preços. Segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia (Cepea), esse cenário era agravado pela demanda internacional enfraquecida e pelo déficit nacional de armazenagem, que aumentava a necessidade de venda por parte dos produtores.

Na semana seguinte, de 15 a 21 de julho, o quadro começou a mudar. As recentes elevações dos preços internacionais e da moeda norte-americana impulsionaram os preços domésticos do grão. Apesar do ritmo acelerado da colheita, com 79,6% da safra colhida até 21 de julho – avanço semanal de 5,4% e alta de fortes 31% em relação ao ano anterior – produtores voltaram a se retrair, esperando valorizações mais significativas e repasse das altas internacionais para o mercado interno. Conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), este movimento ocorre mesmo com a produtividade das lavouras sendo afetada pela seca em alguns estados, como São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

Segundo pesquisadores do Cepea, à medida que a safra avança, o mercado continua a observar lentamente as condições climáticas e as tendências dos mercados internacionais para orientar as estratégias de comercialização e precificação. As decisões tomadas nas próximas semanas serão cruciais para equilibrar a oferta e a demanda, enquanto o setor agrícola brasileiro enfrenta mais uma temporada desafiadora.

Com informações do Cepea/SP

 

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
OpiniãoÚltimas Notícias

O que está por trás dessa “subida na bolsa” da Raízen?

Na semana passada, escrevi sobre os bastidores da reunião entre Shell e...

MilhoÚltimas Notícias

Inpasa envia primeira carga de DDG de milho brasileiro à China

Exportação de 62 mil toneladas de DDG ocorre após abertura do mercado...

Últimas NotíciasDestaque

Produção de etanol pode atingir maior nível em 21 anos na safra 2026/27

Oferta no Centro-Sul deve somar 36,9 milhões de m³; expansão do milho...

Últimas Notícias

Agro sustenta superávit de US$ 4,3 bilhões em janeiro; açúcar recua em valor com queda de preços

O agronegócio foi decisivo para que o Brasil iniciasse 2026 com superávit...