Home Edição 201 Dicas e Novidades
Edição 201

Dicas e Novidades

Share
Share

COPERCANA INAUGURA  POSTO DE COMBUSTÍVEL EM RIBEIRÃO PRETO

Ampliando sua atuação na região, a Copercana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo), inaugurou seu sétimo Posto de Combustíveis, dessa vez, na cidade de Ribeirão Preto, SP. O novo empreendimento tem o objetivo de atender à demanda dos cooperados e associados, bem como a população, além de gerar renda e empregar cerca de 16 funcionários. Com mais 900 m² de área construída, o empreendimento recebeu investimentos na ordem de R$ 3,2 milhões e irá contar com 4 ilhas de abastecimento – com seis bombas, totalizando 18 bicos, serviços de troca de óleo e uma completa loja de conveniência.
“O posto está localizado em uma via de bastante acesso e acreditamos que este será mais um grande negócio da cooperativa. Além disso, estamos atingindo o objetivo social da empresa, que é gerar receita e empregos, e esperamos a aprovação da cidade. Se a abertura desse posto for um sucesso, com certeza, pelo porte da cidade, existe espaço para que a Copercana possa ampliar os seus negócios”, disse o presidente-executivo da Copercana e presidente da Canaoeste, Manoel Carlos de Azevedo Ortolan.

CTC AMPLIA OFERTA DE CANA TRANSGÊNICA

Um ano após conseguir a primeira liberação de uso comercial no mundo de uma cana transgênica, o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) inicia agora uma fase em que pretende otimizar seus esforços em inovação. O plano é ampliar a oferta de variedades geneticamente modificadas e elevar a venda das convencionais sem grandes expansões em investimentos.

A companhia pretende chegar ao fim da temporada atual com pedidos para a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) liberar ao menos mais duas variedades de cana geneticamente modificada. Essa deve constituir a “primeira onda” de inovações em biotecnologia do CTC, e a meta é criar 10 variedades geneticamente modificadas resistentes à broca, cada uma adaptada a diferentes condições.

A “segunda onda” de inovação biotecnológica deverá ocorrer após o lançamento das 10 primeiras variedades transgênicas e buscará um gene de resistência a herbicidas e outro para garantir a resistência ao bicudo, que afeta a produtividade da cana. Quando essas pesquisas derem resultados, o CTC pretende criar variedades de cana com genes que a tornem resistente tanto à broca e ao bicudo como a herbicidas.

GENE-CHAVE PARA ACELERAR O CRESCIMENTO DA CANA É IDENTIFICADO

Estudantes de pós-graduação orientados por Marcelo Menossi, professor do Departamento de Genética, Evolução e Bioagentes do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp e outros pesquisadores, descobriram que a resposta para transpor a barreira da limitação de rendimento da cana pode estar em um gene chamado ScGAI. Em estudo feito durante um projeto vinculado ao Programa Fapesp de Pesquisa em Bioenergia (Bioen), eles constataram que o ScGAI é um regulador molecular chave do crescimento e desenvolvimento da cana.

Ao manipular a atividade desse gene em linhagens transgênicas de cana, desenvolvidas na Austrália, foi possível aumentar substancialmente o colmo e causar mudanças na alocação de carbono para moléculas estruturais e de armazenamento do cultivar, revelaram os pesquisadores em um artigo publicado no Journal of Experimental Botany. “A cana da qual alteramos a expressão do gene ScGAI se desenvolveu muito mais rapidamente. Isso abre a perspectiva de desenvolver uma variedade de cana-energia que amadureça mais rápido e aumente a produção de biomassa por unidade de tempo”, disse Menossi.
A descoberta foi derivada do trabalho de doutorado de Rafael Garcia Tavares, feito no IB-Unicamp sob orientação de Menossi com Bolsa da Fapesp.

SYNGENTA FECHA PARCERIA COM PERFECT FLIGHT

A Syngenta, que recentemente anunciou a compra da agtech brasileira Strider, fechou uma nova parceria em sua estratégia de avançar nas tecnologias digitais voltadas para o campo. Desta vez, os trabalhos serão focados na gestão de aplicação aérea de agrotóxicos desenvolvida pela Perfect Flight.

Fundada em 2015 em São João da Boa Vista, a startup uniu a eficácia dos dados georreferenciados à alta demanda por aplicação aérea para desenvolver uma solução digital inédita. Por meio de um aplicativo, empresas que atuam com aplicação aérea passaram a acessar dados que minimizam desperdícios de insumos, aprimoram informações sobre espaço adequado para aplicação e, consequentemente, aumentam a produtividade e a segurança no campo.

“Em apenas dois anos, a Perfect Flight monitorou mais de 1 milhão de ha no Brasil. O aplicativo detecta falhas na aplicação, realiza o levantamento de dados de área aplicada e não aplicada e identifica erros de dose. Além disso, a ferramenta observa detalhadamente as propriedades por meio de mapas georreferenciados, que permitem um diagnóstico preciso a partir da análise das imagens obtidas”, diz Kriss Corso, um dos sócios da Perfect Flight.

Share
Artigo Relacionado
Edição 201

Executivo – Produtor empresário

Daine Anderlei Frangiosi Idade – 42 anos Naturalidade – Jaborandi, SP Estado civil – Casado e tem dois...

Edição 201

Atualidades Jurídicas

CIVIL EDITADA PARA COMÉRCIO DE PRODUTOS ARTESANAIS A Lei 13.680 de junho...

Edição 201

Dropes

PREÇO DO ETANOL DESPENCA NO PAÍS APÓS GREVE DOS CAMINHONEIROS Opção preferida dos motoristas neste ano,...

Edição 201

Por dentro da Usina

SÃO MARTINHO CONFIRMA COMPRA DE CANAVIAIS DE USINA EM PARCERIA COM RAÍZEN A São Martinho e a...