Conecte-se conosco
 

Edição 201

Por dentro da Usina

Publicado

em

SÃO MARTINHO CONFIRMA COMPRA DE CANAVIAIS DE USINA EM PARCERIA COM RAÍZEN

A São Martinho e a Raízen Energia fecharam a aquisição dos ativos biológicos da Usina Furlan, relativos à planta de Santa Bárbara D’Oeste, no interior de São Paulo. A São Martinho informou que o valor total da transação foi de R$ 118 milhões. As duas empresas vão assumir os contratos agrícolas e de fornecimento que totalizam aproximadamente 1 milhão de t de cana de açúcar na região, dos quais 70% de produção própria e 30% de terceiros. A São Martinho assumirá dois terços destes contratos, e um terço ficará com a Raízen. Cada empresa pagará o valor proporcional relativo à operação.

A São Martinho processará sua parcela na Usina Iracema, em Iracemápolis, SP, e a capacidade de moagem da usina passará de 3 milhões de t para 3,5 milhões. Os investimentos para essa ampliação somarão R$ 12,4 milhões, segundo a companhia. Esse aporte permitirá elevar a produção por safra em até 30 mil t de açúcar ou 30 mil mde etanol, além de 18 mil MWh de energia adicional. Sócio da FG/A, Gustavo Correa, explicou que a aquisição de canaviais é uma estratégia que permite o crescimento da escala de produção. O profissional, que assessorou a Usina Furlan no negócio, contudo, relata que “existem poucas áreas com potencial de expansão no Estado de São Paulo”.

GRUPO SUCROALCOOLEIRO DO INTERIOR DE SP PEDE RECUPERAÇÃO JUDICIAL

A Clealco comunicou que ajuizou, em conjunto com suas controladas, pedido de recuperação judicial perante a Comarca de Birigui, após recomendação do Conselho de Administração. O pedido de recuperação foi protocolado com os objetivos de preservar a condição operacional da Companhia e readequar seu passivo de forma a sustentar um fluxo financeiro que garanta a capacidade de pagamento dos compromissos firmados, mantendo a continuidade de suas atividades e os empregos gerados em toda a região.

A Clealco afirma que empenhou, nos últimos meses, esforços na busca por superar seus desafios econômicos e operacionais. Contudo, o cenário comercial de extrema adversidade, decorrente de uma contínua deterioração dos preços do açúcar VHP no mercado internacional, que reduziu ainda mais a rentabilidade do Negócio, e a quebra de safra da cana-de-açúcar, ocasionada por intempéries climáticas, trouxeram impactos severos para a Companhia.

De acordo com o comunicado divulgado pela Clealco, o pedido de recuperação judicial representa o início de uma nova etapa na direção de sua reestruturação financeira, permitindo uma negociação ampla e definitiva aos seus credores. “A Companhia reafirma a confiança em sua capacidade operacional e na competência de cada um de seus profissionais, para que seja bem-sucedida na proposição e aprovação de um plano de recuperação judicial que permita ganho de valor e o cumprimento dos compromissos firmados.”

TEREOS LANÇA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS

A comunicação tem foco no entorno das sete unidades da Tereos, localizadas nas cidades de Colina, Guaíra, Guaraci, Olímpia, Pitangueiras, Severínia e Tanabi, todas no interior de SP. Com o tema “Incêndios – Sua ação pode mudar esse cenário”, a campanha também visa engajar a população a adotar simples atitudes que podem contribuir significativamente para a redução de focos de incêndio como, por exemplo, não jogar bituca de cigarro nas estradas, não queimar lixo e, inclusive, comunicar a Tereos ou o Corpo de Bombeiros caso identifiquem incêndio.

Para se ter uma ideia, entre abril e maio deste ano, a região Noroeste do Estado de São Paulo, registrou três vezes mais focos de incêndio do que no ano passado. Esse cenário é ainda pior considerando que, desde o início da safra em abril, o volume de chuvas, de 42 mm, foi aproximadamente 82% inferior ao mesmo período de 2017 e 76% inferior à média histórica do período.
A campanha está sendo veiculada na mídia digital e offline, sendo que a divulgação online conta com inserção de post patrocinado no Facebook, que inclui um vídeo no formato whiteboard e banners em portais de notícias.

BIOSEV REFORÇA AÇÕES DO PLANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Desde abril a Biosev vem desenvolvendo sua agenda de atividades do Plano de Educação Ambiental (PEA) para contribuir com a mudança de cultura da comunidade em torno da importância da preservação do meio ambiente.  Isso é realizado com ações educativas que utilizam o processo participativo como forma de capacitar a população envolvida para atuar na melhoria da qualidade ambiental e de vida local.

Implementado pela primeira vez em 2016, atendendo apenas o município de Lagoa da Prata, essa edição do PEA considerou informações do Diagnóstico Socioambiental realizado pela empresa, e estendeu a abrangência das atividades também aos municípios de Moema, Luz e Japaraíba. As ações do PEA estão programadas até agosto de 2019 e para sua execução, a Biosev firmou parcerias com a comunidade local destes municípios.

“Além de promover ações educativas sobre o meio ambiente, privilegiando atividades práticas e saberes locais, o objetivo é também difundir a legislação ambiental”, explica Tânia Fernandes, superintendente do Polo Lagoa da Prata.
No projeto, a Biosev firmou parceria com a Polícia Ambiental de Lagoa da Prata e outras instituições da cidade. Durante todo o ano, estudantes das séries iniciais do ensino fundamental da rede pública cultivarão uma semente e, no mês de outubro realizarão o plantio da muda na Área de Preservação Permanente (APP) do Rio São Francisco.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading