Manutenções, capacitação e investimentos em tecnologia reforçam produtividade, segurança e eficiência operacional da Tereos no período entre ciclos
A entressafra é um período estratégico para as empresas do agronegócio, funcionando como um intervalo fundamental para manutenções, modernizações e planejamento entre o fim da colheita e o início da nova moagem. Para a Tereos, uma das líderes globais na produção de açúcar, etanol e energia, este é o momento de aprimorar suas estratégias, garantindo manutenções preventivas e corretivas, a implementação de melhorias e investimentos em novas tecnologias. Durante esse período, a companhia concentra esforços para assegurar produtividade, segurança e eficiência operacional, transformando a pausa entre os ciclos de colheita em uma etapa essencial de planejamento, execução de melhorias estruturais e ajustes necessários.
Uma das iniciativas centrais da entressafra é a manutenção minuciosa dos equipamentos. É como se toda a operação passasse por uma “revisão geral”, assegurando que cada ativo esteja nas melhores condições para o início da safra. Ao todo, mais de 11 mil equipamentos serão revisados, sendo 10.029 itens industriais e 1.035 veículos automotivos. As manutenções envolvem diferentes frentes, como a substituição de componentes críticos, ajustes finos em maquinários essenciais e a eliminação proativa de falhas recorrentes que, se não tratadas, poderiam comprometer a produtividade no pico da safra.
Essas ações geram impactos diretos tanto na operação quanto nas finanças da companhia. A expectativa é reduzir significativamente a ocorrência de paradas emergenciais, o que contribui para o aumento da produtividade geral das unidades e para a otimização dos custos de manutenção, evitando gastos imprevistos com reparos corretivos durante o período de maior demanda.
“A entressafra para a Tereos não é uma pausa, mas um período de intensa e estratégica preparação. Investimos significativamente para garantir que a próxima safra não apenas comece com máxima eficiência e produtividade, mas, acima de tudo, com segurança para todos os nossos times e a excelência que esperamos em nossas operações”, reforça Everton Carpanezi, diretor de operações agroindustriais da Tereos.
Além das iniciativas operacionais, a Tereos atua de forma intensa para assegurar a segurança e as condições adequadas de trabalho para todos os colaboradores envolvidos nesse processo. Com as manutenções preventivas e os ajustes estruturais implementados, a empresa busca eliminar ou reduzir riscos operacionais. As adequações de sistemas e equipamentos seguem as diretrizes das Normas Regulamentadoras (NRs), reforçando o compromisso da companhia com a integridade e o bem-estar de seus profissionais. Para a execução de todas essas atividades, são mobilizados mais de 2.500 colaboradores, distribuídos entre a indústria e a área automotiva, com equipes formadas por especialistas de diferentes frentes, como manutenção, produção fabril e, no campo, os tratoristas, que apoiam o preparo do solo.
Além disso, a companhia investe continuamente em treinamentos e capacitações em suas unidades, com foco na qualificação da mão de obra, na atualização de conhecimentos e habilidades técnicas e no fortalecimento de seus talentos internos.
Informações da Tereos