Edição 196
Executivo – Leveza, motivação e persistência
Joana Paula Batista
Idade – 40 anos
Estado civil – Solteira
Formação – Advogada com mestrado em Direito Administrativo pela PUC-SP
Cargo – Responsável pela área Jurídica da Atvos
Hobbies – Jogar tênis, escutar música e ler
Filosofia de vida – Ser feliz em tudo o que faz
Alisson Henrique
Motor da economia brasileira, o agronegócio não só movimenta grande parcela da riqueza do país, como também é um dos setores que mais geram empregos. E muito além dos profissionais ligados diretamente à agricultura, profissionais das mais diversas áreas acabam tornando-se imprescindíveis para que todos os elos da cadeia funcionem adequadamente.
Uma usina de cana, por exemplo, conta com profissionais de diversas áreas. Comunicação, Recursos Humanos e Jurídica são somente alguns dos setores que compõem o time destas empresas. Em homenagem ao mês da mulher e aos profissionais que movimentam o setor, a RPAnews conta um pouco sobre a história de Joana Paula Batista, líder da área Jurídica da Atvos, antiga Odebrecht, que desde ano passado vem passando por uma série de mudanças que visam mudar a impressão deixada após a Operação Lava-jato.
Formada na Universidade Católica de Salvador e mestrado pela PUC-SP, Joana revela que escolheu advogar inspirada na carreira da mãe e nas conversas que tinha, ainda jovem, sobre política e direito com seu pai. Há um ano na Atvos, ela conta que antes atuou por sete anos na Construtora Norberto Odebrecht. “Fui Conselheira de Administração da Santo Antonio Energia e trabalhei em escritórios de advocacia. Paralelamente, construí uma carreira acadêmica junto à PUC-SP, dando aulas na Faculdade de Direito.”
Antes de assumir o cargo na Atvos, Joana revela que tinha pouco contato com o setor sucroenergético e que essa experiência tem sido recheada de desafios. “Eu não conhecia a agroindústria, mas já tinha conhecimento do setor de energia, dada minha prévia experiência, e também no setor de infraestrutura. Assumi há um ano e tem sido um grande desafio liderar o setor jurídico da Atvos, onde temos 24 advogados que atuam em nossos seis polos industriais, além do escritório de São Paulo. ”
O desafio da liderança em si é enorme, no entanto, Joana procura liderar pelo exemplo, motivando as pessoas a fazerem o que é certo e sempre da melhor forma para que os resultados da empresa sejam alcançados.
ATVOS: UM NOVO RECOMEÇO
Depois dos escândalos da Lava-jato, Odebrecht sentiu a necessidade de um novo recomeço. Uma das saídas foi mudar o nome da Companhia. Ex-Odebrecht Agroindustrial, o braço sucroenergético do conglomerado empresarial brasileiro, anunciou, no final do ano passado, que passaria a se chamar Atvos. Considerado um dos maiores grupos de cana-de-açúcar do Brasil, com capacidade instalada para processar 36 milhões de t por safra, a agora denominada Atvos, possui usinas nos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
A mudança de nome ocorre após um período de dificuldades para a empresa, que no ano passado chegou a ser sondada pela Glencore, interessada em algumas de suas usinas. Para Joana, o processo de reformulação da empresa tem trazido maior transparência para o grupo.
A mudança, segundo a advogada, decorre de um processo de amadurecimento do negócio. “Após mais de uma década no setor, nos sentimos prontos para dar mais um passo em busca, quem sabe, de novos parceiros. E o jurídico está pronto para apoiar nossos empresários no processo de tomada de decisão.”
A empresa tem capacidade para produzir 3 bilhões de l de etanol, 700 mil t de açúcar e cogerar 3,1 mil GWh de energia elétrica por temporada safra. Sem detalhar os investimentos futuros, a Atvos afirmou que desde o início de suas operações, há dez anos, investiu cerca de R$ 12 bilhões. “A empresa está cada vez mais consciente de seu papel junto às comunidades e aos demais stakeholders. Estamos mais transparentes e mais críticos em relação ao momento social, e é possível sentir que os nossos integrantes estão cada vez mais motivados e apostando na empresa. ”
FÃ DE ESPORTES
Sua rotina é bem movimentada. Segundo Joana, seu dia começa bem cedo e repleto de exercícios físicos, que ela faz questão de praticar antes de ir para o escritório. “Como a rotina é puxada durante o dia, busco organizar a agenda de modo a conseguir dar conta não só dos compromissos profissionais, quanto dos pessoais, que também são muito importantes. ”
Fã confessa de esportes, ela revela ter o tênis como hobby. Além da modalidade, Joana conta que gosta muito de ler e ouvir música aos finais de semana. “Também tenho muito interesse por arquitetura e amo viajar”, conta ela, que carrega como filosofia de vida ser feliz em tudo o que faz. “Essa é minha busca constante. Você faz suas escolhas e suas escolhas fazem você. ”
Para finalizar, Joana revela que um dos maiores aprendizados em sua vida é acreditar muito na força do trabalho, na automotivação e na persistência. “As minhas maiores inspirações e referências de vida profissional e pessoal se congregam aí. Aprendi que, além da leveza, é necessário o suor, a motivação, além de persistência para termos sucesso profissional e pessoal ”, finaliza.