Home Últimas Notícias Fitch rebaixa ratings da Raízen para ‘CCC’ após empresa anunciar avaliação de alternativas estratégicas
Últimas NotíciasDestaque

Fitch rebaixa ratings da Raízen para ‘CCC’ após empresa anunciar avaliação de alternativas estratégicas

Compartilhar

Fitch destaca risco substancial de crédito e possibilidade real de inadimplência diante das incertezas sobre liquidez, estrutura de capital e suporte dos acionistas da Raízen

A Fitch Ratings rebaixou os ratings de crédito da Raízen para a categoria ‘CCC’, refletindo, segundo a agência, um risco substancial de crédito e a possibilidade real de inadimplência ou de um processo semelhante à inadimplência. A ação foi anunciada nesta segunda-feira (9) e ocorre após a companhia informar a contratação de um assessor financeiro para avaliar alternativas estratégicas voltadas ao fortalecimento de sua posição de liquidez e à otimização de sua estrutura de capital.

A Fitch rebaixou de ‘B’ para ‘CCC’ os Issuer Default Ratings (IDRs) de Longo Prazo em Moedas Estrangeira e Local da Raízen S.A. e da Raízen Energia S.A. Ao mesmo tempo, a agência reduziu para ‘CCC’, de ‘B’, os ratings das notas seniores sem garantia real da Raízen Fuels Finance S.A., com vencimentos em 2027, 2032, 2034, 2035, 2037 e 2054, mantendo o Rating de Recuperação em ‘RR4’.

No mercado doméstico, os Ratings Nacionais de Longo Prazo da companhia também foram rebaixados para ‘CCC(bra)’, ante ‘BBB-(bra)’. A ação inclui as segunda, terceira e quarta emissões de debêntures da Raízen S.A., além da quarta e quinta emissões de debêntures seniores sem garantias reais da Raízen Energia S.A., estas com garantia da Raízen S.A. Com a decisão, a Fitch removeu a Observação Negativa de todos os ratings e emissões.

Segundo a agência, o rebaixamento adicional ocorreu após o anúncio feito pela empresa sobre a avaliação de alternativas estratégicas. A Fitch informou que essa decisão da companhia não era de seu conhecimento nem havia sido considerada na ação de rating realizada na manhã do mesmo dia, quando os IDRs haviam sido reduzidos para ‘B’ com Observação Negativa.

“As classificações na categoria ‘CCC’ refletem um risco de crédito substancial, e uma inadimplência ou um processo semelhante à inadimplência são possibilidades reais após as ações adotadas pela empresa e por seus acionistas”, destacou a Fitch em seu comunicado.

A agência também ressaltou que as incertezas quanto aos próximos passos da Raízen e sobre a propensão e os incentivos de seus acionistas para prover suporte financeiro já estavam refletidas na Observação Negativa anteriormente atribuída aos ratings. A companhia é controlada pela Cosan e pela Shell.

De acordo com a Fitch, fatores que podem levar a novos rebaixamentos incluem o início de um processo de inadimplência, o anúncio de uma troca de dívida em situação crítica ou de qualquer tipo de reestruturação de passivos, além de uma deterioração adicional dos indicadores operacionais e financeiros da companhia.

Por outro lado, a agência afirmou que não projeta elevação dos ratings no curto prazo, em função da elevada alavancagem da empresa. Ainda assim, uma eventual injeção de capital em montante significativo poderia sustentar uma ação de rating positiva.

Natália Cherubin para RPAnews

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

AET aposta no etanol e encomenda navio-aliviador Suezmax com propulsão híbrida e operação dual fuel

Primeira embarcação DPST do grupo preparada para uso de etanol reforça estratégia...

Últimas Notícias

Queda dos bonds da Raízen reduz custo para recompra de títulos

Rebaixamento de nota da Raízen por agência de classificação de risco levou...

Últimas Notícias

Câmara aprova urgência para Marco Legal do Transporte com apoio da Cide-Combustíveis

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira, 9, um pedido de urgência para análise...

Últimas Notícias

Petróleo sobe mais de 1% após EUA pedirem cautela para embarcações próximas ao Irã

Os preços do petróleo fecharam com alta de mais de 1% nesta...