Últimas Notícias
GranBio e Honeywell produzirão combustível de aviação sustentável e neutro em carbono
A GranBio e a Honeywell anunciaram nesta quarta-feira, 11, que combinarão a tecnologia de Ethanol to Jet (ETJ) da Honeywell com a tecnologia AVAP de etanol celulósico da GranBio para produzir combustível de aviação sustentável (SAF) neutro em carbono, feito a partir de resíduos de biomassa, na próxima planta de demonstração da GranBio nos EUA.
O processo AVAP patenteado da GranBio converte biomassa, incluindo resíduos florestais e agrícolas, em açúcares puros, de baixo custo e baixa intensidade de carbono, lignina e nanocelulose e viabiliza a produção de SAF neutro em carbono. Os açúcares celulósicos são convertidos em SAF, por meio da tecnologia ETJ da Honeywell, e em coprodutos bioquímicos por meio de um processo separado.
Usando etanol derivado de biomassa florestal do processo AVAP como matéria-prima, o combustível de aviação produzido por meio do processo de etanol para combustível de aviação da Honeywell pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 100% com base no ciclo de vida total, em comparação com o combustível de aviação à base de petróleo, segundo uma análise do ciclo de vida realizada pela Michigan Tech.
“Combinar nossa experiência em biorrefinaria com a experiência da Honeywell no desenvolvimento e dimensionamento de tecnologias de combustível ajudará a garantir as metas de fornecimento de SAF, ao mesmo tempo que apoiará a missão da GranBio de fornecer soluções integradas de cadeia de valor em todo o mundo para SAF neutro em carbono a partir de biomassa”, disse o CEO da GranBio, Bernardo Gradin.
“A tecnologia AVAP tem um grande potencial, dependendo da matéria-prima e da configuração da planta, de viabilizar SAF com pegada negativa de carbono, de acordo com a análise atual de ciclo do carbono”, detalha o CEO.
Ele ainda acrescenta que, por conta dos vastos resíduos florestais e agrícolas disponíveis para matérias-primas, há um “enorme potencial” para modernizar instalações ociosas de celulose e papel nos EUA, revitalizando as cadeias de valor florestais e a produção rural com grande impacto social, ambiental e econômico.
“A matéria-prima de baixo carbono da GranBio, aliada à experiência em SAF da Honeywell, ajudará a descarbonizar as viagens aéreas”, disse o presidente da Honeywell Performance Materials and Technologies para a América Latina, José Fernandes.
“Nosso avançado processo ETJ já está pronto e se baseia na experiência de quase vinte anos da Honeywell em combustíveis renováveis. As soluções de combustíveis renováveis da empresa, incluindo o ETJ, incorporam projetos integrados e modulares, que permitem que produtores como a GranBio construam a nova capacidade de SAF mais de um ano mais rápido do que é possível com abordagens de construção tradicionais”, completa.
A tecnologia AVAP da GranBio tem o objetivo de permitir que a produção mundial de SAF Net Zero – utilizando matérias-primas de biomassa abundantes e de baixo custo e diversificação de fluxos de renda por meio de produtos de valor agregado além do SAF – proporcionem vantagem de custo significativa em comparação com outros produtores do biocombustível de aviação.
Foco em reduções de emissões
A Avapco, subsidiária da GranBio, foi selecionada pelo Departamento de Energia dos EUA para receber um subsídio de US$ 80 milhões que apoiará a planta de demonstração. A unidade produzirá aproximadamente 2 milhões de galões por ano de SAF no início das operações, em 2026.
Por sua vez, a Honeywell oferece soluções em uma variedade de matérias-primas para atender à crescente demanda por combustíveis renováveis, incluindo SAF. Além do Honeywell UOP Ecofining, o portfólio de combustíveis renováveis da Honeywell inclui o Ethanol to Jet e o recentemente anunciado Honeywell UOP eFining, que converte hidrogênio verde e dióxido de carbono eFuels.
A Honeywell se comprometeu recentemente a alcançar a neutralidade de carbono nas suas operações e instalações até 2035. Este compromisso se baseia no histórico da empresa de redução acentuada da intensidade de gases do efeito estufa nas suas operações e instalações. Cerca de 60% do investimento em pesquisa e desenvolvimento de introdução de novos produtos da Honeywell em 2022 foi direcionado para resultados orientados a ESG para os clientes.
Cadastre-se e receba nossa newsletter