Home Últimas Notícias Grupo é criado para elaborar proposta com novas regras para variedades da cana
Últimas Notícias

Grupo é criado para elaborar proposta com novas regras para variedades da cana

Sugar cane plantation in Brazil. It is used for producing biofuel (Ethanol Alcohol), Cachaça, Garapa, Pinga, Melado, Sugar, ant it`s residues, to produce a rich biomass for power generation.
Compartilhar

Uma proposta de consenso sobre a ampliação do prazo de validade dos cultivares por empresas de pesquisa de variedades de cana e por entidades dos produtores canavieiros começou a ser construída pela Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Álcool e Açúcar do Ministério da Agricultura (Mapa). Um grupo com membros da CSAA foi criado na última quarta-feira (27).

A Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) participa do grupo e defende a elevação do prazo de validade com transparência.

As empresas de pesquisa, como a Rede Interuniversitária de Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa), o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), e o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), defendem o acréscimo de 10 anos das cultivares de cana, passando de 15 anos para 25 anos.

Dentre suas justificativas, estão o aporte econômico considerável devido ao volume e pacote tecnológico embarcado para criar as novas variedades de cana, além de anos para começa a ter retorno através da cobrança de royalties.

Para a Feplana, que acompanha o debate há anos , a questão demanda uma solução que contemple os programas de melhoramento genético, bem como os produtores que utilizam cultivares.

“A entidade acredita no diálogo em busca do progresso dos envolvidos. Luís Henrique Scabello, presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Araraquara-SP, participou da reunião na CSAA. Scabello é diretor da Feplana e conhecedor do assunto. Ele responde pela área de Melhoramento Genético na federação dos canavieiros”, afirmou a Feplana.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
MilhoÚltimas Notícias

Etanol de milho brasileiro deve atingir 10 bilhões de litros em 2025/26, diz Unem

Milho já responde por cerca de um terço de todo o mercado...

açucar
Últimas Notícias

Açúcar cristal branco atinge menor patamar real desde 2019 em São Paulo

Indicador CEPEA/ESALQ encerra primeira semana de fevereiro em queda, pressionado pela maior...

Últimas Notícias

Etanol hidratado interrompe sequência de altas e registra primeira queda desde outubro em São Paulo

Indicador do etanol CEPEA/ESALQ recua 1,26% na primeira semana de fevereiro, refletindo...