Home Últimas Notícias Importância da produção de cana-de-açúcar foi tema de audiência em Minas Gerais
Últimas Notícias

Importância da produção de cana-de-açúcar foi tema de audiência em Minas Gerais

Colheita cana-de-açúcar (Foto/Ilustração)
Compartilhar

Este ano, a safra deve ser recorde no Estado, o segundo maior produtor do País, chegando a 82,5 milhões de toneladas

A Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou uma audiência pública, na quarta-feira, 13, para debater a importância da produção de cana-de-açúcar para o Estado. A reunião foi solicitada pelo deputado Antonio Carlos Arantes (PL). No requerimento da audiência, ele destaca o impacto da cana-de-açúcar para o desenvolvimento econômico, a geração de emprego, a inovação, a diversidade energética e o comércio exterior.

“A produção de cana-de-açúcar exerce um papel fundamental tanto na economia quanto no desenvolvimento social e ambiental. Este ano, a safra deve ser recorde no Estado, chegando a 82,5 milhões de toneladas”, disse Arantes, que ressaltou que a produção de açúcar e etanol atrai investimentos em infraestrutura e fomenta o crescimento de outras atividades econômicas. Minas hoje é o segundo maior produtor do País, atrás apenas de São Paulo.

Sobre a geração de emprego, o deputado observa que a atividade canavieira cria desde vagas de trabalhos sazonais, como a colheita, até postos mais estáveis nas usinas e em empresas relacionadas. “Esses empregos são essenciais para a fixação da população no campo, contribuindo para a diminuição do êxodo rural e a melhoria da qualidade de vida das famílias envolvidas”, frisa.

O parlamentar ainda aborda a busca por práticas mais sustentáveis e inovadoras na produção de cana-de-açúcar, como a rotação de culturas e o uso racional de água e insumos.

A atividade também é um dos principais fatores que impulsionam a diversificação energética em Minas, uma vez que o etanol é uma fonte de energia renovável e menos poluente que os combustíveis fósseis, pontua.

Ainda de acordo com o deputado, a produção de etanol e açúcar coloca o Estado em uma posição estratégica no comércio exterior. “A produção de cana-de-açúcar é vital para Minas Gerais, pois vai além de ser uma mera atividade agrícola”, disse.

Informações da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Compartilhar
Artigo Relacionado
Cana-de-açúcar pode proporcionar um futuro mais verde e limpo e gerar novas oportunidades de rentabilidade para o produtor
Últimas Notícias

Em circular, Unica publica preço do ATR e diz que aguarda retomada do Consecana-SP

Enquanto aguarda a realização da Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária do Consecana-SP...

Últimas Notícias

Rubi S.A. promove Semana do Meio Ambiente e reforça compromisso com a sustentabilidade

Ação mobiliza colaboradores, comunidade e autoridades para promover a conscientização ambiental e...

Últimas Notícias

Morreu Leo Meirelles do Amaral, diretor jurídico da Unica

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) comunicou nesta terça-feira,...

Últimas Notícias

Produzimos mais em menos área se preservarmos o meio ambiente, afirma Lula

Na cerimônia de lançamento do Plano Safra 2025/26, nesta terça-feira, 1º, o...