Últimas Notícias
Milho: colheita nos Estados Unidos alcança 59% e plantio no Brasil chega a 46%
A colheita da safra de milho nos Estados Unidos estava 59% concluída no último domingo, 22, disse nesta segunda-feira, 23. Os dados são do USDA (Departamento de Agricultura do país), em seu relatório semanal de acompanhamento de safra.
O valor coincide com o andamento da safra na data correspondente do ano passado, mas representa um avanço ante os 54% vistos na média dos cinco anos anteriores.
No Brasil, o plantio de milho atingiu 46% da área estimada para o Centro-Sul na safra de milho 2023/24 até a última quinta-feira, 19, avanço de cinco pontos percentuais em relação à semana anterior, segundo a consultoria AgRural.
Com isso, o plantio nacional está atrasado na comparação com os 51% no mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da AgRural.
“Os trabalhos estão na reta final no Paraná e em Santa Catarina, mas o atraso persiste no Rio Grande do Sul devido ao excesso de chuva”, afirma a consultoria, em nota.
A partir de quarta-feira, a expectativa é de que chuvas ocorram de forma ampla no país após elevado calor e tempo seco em várias áreas, com as precipitações de primavera finalmente se consolidando nas áreas produtoras após um atraso, disse a Rural Clima, em boletim nesta segunda-feira.
De acordo com o agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antônio dos Santos, ao longo da semana uma frente fria avança pelo Sul e deixa um corredor de umidade entre quarta e quinta-feira na região central.
“Devemos ver chuvas bastante generalizadas em toda a faixa central do Brasil, portanto nesta semana as previsões são de retorno das chuvas em grande parte das áreas produtoras”, disse ele, citando o Sudeste e o Centro-Oeste.
Santos afirmou que, no próximo sábado, uma nova frente fria avança e trará excesso de chuvas para o Sul e novamente para o Mato Grosso. “A tendência daqui para a frente é a regularização das chuvas em todo o Brasil”, reforçou Santos.