Home Últimas Notícias MME e BNDES avançam em ações concretas para transição energética
Últimas Notícias

MME e BNDES avançam em ações concretas para transição energética

Foto: Tauan Alencar | MME
Foto: Tauan Alencar | MME
Compartilhar
MME soma esforços ao Plano de Trabalho para a Aceleração da Transição Energética no Brasil assinado com a Agência Internacional de Energia (IEA) 

O ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, se reuniu na última semana com a diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social), Luciana Costa, representando o presidente da instituição, Aloizio Mercadante. Os dois representantes avançaram nas ações em parceria estratégica firmada para implementação do Plano Nacional de Transição Energética (PLANTE).

“O BNDES tem sido um parceiro fundamental para alavancar a transição energética, sob a liderança do presidente Mercante e articulação da diretora Luciana. Vamos tirar do papel projetos que, além de consolidar a questão necessária da sustentabilidade, vão gerar emprego e renda no Brasil, reindustrialização o país a partir da nova economia verde”, comentou Silveira.

A parceria entre as duas instituições soma esforços ao Plano de Trabalho para a Aceleração da Transição Energética no Brasil assinado com a Agência Internacional de Energia (IEA), no início do ano, com a presença do diretor-executivo da Agência, Fatih Birol.

O plano orientará a cooperação e as atividades bilaterais entre a AIE e o Brasil no período 2024-2025, fortalecendo o apoio à presidência brasileira da COP30, em 2025. “Nosso objetivo é gerar novas oportunidades para as pessoas e monetizar as iniciativas que contribuam para tornar a matriz energética do planeta mais limpa. As políticas públicas que estamos incrementando para acelerar a transição energética serão a mola propulsora da nova economia verde global”, comentou o ministro.

O Plano Nacional de Transição Energética (PLANTE), contará com três grandes perspectivas. “A ação envolverá propostas de leis e decretos sobre temas importantes para o setor, como mineração, energia e biocombustíveis para destravar investimentos”, detalha o secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, Thiago Barral, que esteve presente na reunião.

Além disso, novos investimentos em geração, transmissão e distribuição de energia limpa e renovável, produção de biocombustíveis e mineração sustentável para transmissão. Com isso, o Brasil terá um potencial de trilhões de reais em investimentos.

“Vamos garantir retornos sociais e pode gerar emprego e renda para milhões de brasileiras e brasileiros, gerando inclusão social e o desenvolvimento de regiões mais carentes. A iniciativa também irá trazer o combate da pobreza energética e democratizar o acesso à energia, destravando o potencial sustentável do país”, finaliza Silveira.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Prata Bioenergia pisa no freio em projeto de R$ 1,2 bilhão e adia construção de usina em MG

Sócios desaceleraram investimentos na construção da primeira nova planta do setor sucroenergético...

açucar
Últimas Notícias

Açúcar brasileiro impulsiona oferta global e pressiona os preços em 2026

Especialistas reunidos na Dubai Sugar Conference avaliam que a maior produção de...

Últimas Notícias

Usina Caeté – Unidade Marituba é recomendada à certificação FSSC 22000

Em menos de 20 dias após a certificação ISO 9001, unidade alcança...

Com muita liquidez no caixa, São Martinho terá safra tranquila
Últimas Notícias

São Martinho aprova incorporação da Nova Egito Agrícola e extingue subsidiária

A São Martinho informou que aprovou, a Assembleia Geral Extraordinária, a incorporação...