Home Últimas Notícias Moagem da safra 2024/25 atinge 614,40 milhões de t
Últimas Notícias

Moagem da safra 2024/25 atinge 614,40 milhões de t

Colheita de cana (Crédito:Adecoagro)
Compartilhar

No acumulado da safra 2024/2025 até 16 de fevereiro, a moagem da cana-de-açúcar das Usinas do Centro-Sul atingiu 614,40 milhões de toneladas, ante 646,57 milhões de toneladas registradas no mesmo período no ciclo anterior – queda de 4,98%. Na primeira quinzena de fevereiro, as unidades produtoras da região Centro-Sul processaram 244,78 mil toneladas ante a 548,58 mil da safra 2023/2024.

De acordo com dados da Unica (União da Indústria da Cana-de-açúcar), na primeira quinzena de fevereiro, 18 unidades produtoras na região Centro-Sul operaram, sendo três unidades com processamento de cana, dez empresas que fabricam etanol a partir do milho e cinco usinas flex. No mesmo período, na safra 23/24, operaram 16 unidades produtoras.

Em relação à qualidade da matéria-prima, o nível de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) registrado na primeira quinzena de fevereiro atingiu 134,74 kg de ATR por tonelada de cana-de-açúcar, contra 138,74 kg por tonelada na safra 2023/2024 – queda de 2,88%. No acumulado da safra, o indicador marca 141,27 kg de ATR por tonelada, índice levemente superior (1,24%) ao do último ciclo na mesma posição.

A produção de açúcar nos primeiros 15 dias de fevereiro totalizou apenas 7,23 mil toneladas. No acumulado desde o início da safra até 16 de fevereiro, a fabricação do adoçante totalizou 39,81 milhões de toneladas, contra 42,16 milhões de toneladas do ciclo anterior (-5,57%).

Com relação ao etanol, nos primeiros 15 dias de fevereiro, a fabricação de etanol pelas unidades do Centro-Sul atingiu 380,62 milhões de litros, sendo 95,84% do total fabricados a partir do milho (364,78 milhões de litros) e 15,84 milhões de litros de etanol de cana-de-açúcar. No acumulado do atual ciclo agrícola, a fabricação do biocombustível totalizou 33,57 bilhões de litros (+3,72%), sendo 21,37 bilhões de etanol hidratado (+10,05%) e 12,20 bilhões de anidro (-5,77%).  A produção de etanol de milho, por sua vez, atingiu 7,14 bilhões de litros – avanço de 31,97% na comparação com igual período do ano passado.

Mercado de Cbios

Dados da B3 até o dia 24 de fevereiro indicam a emissão de 6,86 milhões de créditos em 2025 pelos produtores de biocombustíveis. A quantidade de CBios disponível para negociação em posse da parte obrigada, não obrigada e dos emissores totaliza 22,93 milhões de créditos de descarbonização.

Natália Cherubin para RPAnews
Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Açúcar: preços do cristal seguem em queda e atingem menor patamar desde 2021

Os preços do açúcar cristal branco continuam em queda no mercado spot...

Últimas Notícias

Preços do etanol encerram junho em alta no mercado paulis

Os preços tanto do etanol hidratado, quanto anidro, subiram no encerramento de...

IndústriaÚltimas Notícias

Gerenciamento de Ativos Industriais: antecipação de eventos e eficiência operacional nas usinas

A competitividade e a sustentabilidade econômica das usinas sucroenergéticas dependem, cada vez...

Últimas NotíciasDestaque

Com 10,3 milhões de toneladas moídas, Grupo Colombo supera desafios climáticos na safra 2024/25

Segundo Relatório da companhia, apesar das condições climáticas adversas, o Grupo processou...