Conecte-se conosco
 

Sem categoria

Pesquisador cria reator que otimiza análise de sacarose da cana

Publicado

em

Um pesquisador do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) da UFPB (Universidade Federal da Paraíba), criou uma tecnologia capaz de capaz de otimizar a análise da sacarose do caldo da cana para a produção de etanol e de açúcar pela indústria sucroalcooleira.

O que o pesquisador Evandro Alves criou foi um reator químico que funciona com um módulo automatizado de análise que identifica a quantidade de sacarose no caldo da cana-de açúcar em apenas dois minutos, com a utilização de somente 2 microlitros de reagente químico durante todo o processo.

Leia também:

Métodos e tecnologias para análise de cana

Análises manuais

Hoje as análises químicas são feitas de forma manual e levam cerca de 1h30 para serem concluídas, necessitando, segundo o pesquisador, de vários profissionais e de uma grande quantidade de reagentes.

“Essas análises não automatizadas demandam muito tempo e consomem cerca de 100 ml de reagentes que poluem o meio ambiente, porque geralmente são descartados na pia do laboratório. O meu método usa apenas 2 microlitros. É uma quantidade muito baixa. Além disso, é necessário apenas um laboratorista, porque o processo é programado por computador”, explica.

Com a tecnologia o procedimento se tornará muito mais rápido, prático e ambientalmente sustentável, de acordo com o pesquisador. A patente já foi concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading
Publicidade